CHURRASQUEIRA BAIRRADA, DE MINEOLA, REABRE DIA 1 DE JULHO EM LONG ISLAND PARA ‘TAKE-AWAY’ E ‘DELIVERY’

Por HENRIQUE MANO

Um dos mais populares restaurantes portugueses da zona metropolitana de Nova Iorque, a Churrasqueira Bairrada, da família Carvalho, reabre dia 1 de Junho, a uma segunda-feira. A informação foi adiantada em primeira mão ao jornal LUSO-AMERICANO pelo empresário português Manuel Carvalho, que fundou o espaço de restauração há mais de 25 anos.

“Numa primeira fase vamos oferecer serviço de ‘take-away’ e ‘delivery’ (entregas ao domicílio)”, adianta Carvalho. “Será uma data simbólica para nós, até porque nesse dia também faço anos.”

O empresário de restauração Manuel Carvalho e a esposa Jackie Carvalho na renovada churrasqueira em Mineola, NY

Um incêndio num dos exaustores do restaurante levou ao seu encerramento quatro dias antes do Natal de 2019; a família Carvalho decidiu na altura renovar a churrasqueira por inteiro e planeava reabri-la em Março deste ano. A situação de pandemia provocada pela COVID-19, contudo, levou a que apenas agora a reabertura – mesmo que parcial – se pudesse efectuar.

“Depois das primeiras inspecções dos departamentos de saúde e bombeiros, estamos no bom caminho para a reabertura a 1 de Junho”, acrescenta Manuel Carvalho.

O empresário vai procurar manter no menu de ‘take-away’ todos os pratos da ‘Bairrada’ que se puderem adaptar a esse sistema; dependendo da procura, poderá mesmo trazer de volta os leitões aos fins-de-semana.

“As primeiras encomendas poderão ser feitas para o almoço de 1 de Junho”, explica, “e, muito embora se possam fazer presencialmente, preferimos que os nossos leitores as façam por telefone, por forma a uma melhor coordenação nossa e para melhor servirmos o público. Possivelmente terão de haver esperas de meia hora, dadas todas as novas regras de higienização agora existentes.”

Os clientes só terão acesso à área de ‘take-away’ para o levantamento da comida se se apresentarem de máscaras (o restaurante tê-las-á disponíveis para venda).

A ‘Bairrada’ aceitará encomendas ao almoço e jantar e fará entregas ao domicílio através das plataformas Uber Eat e Grub e também por serviço interno – este apenas em Mineral e arredores.

“A sala de jantar constituirá a segunda fase da reabertura; ainda estamos à espera de muitos materiais que virão de Portugal e, claro, das normas que o estado de Nova Iorque a seu tempo divulgará para a reabertura total dos restaurantes”, diz Manuel Carvalho.

Também de regresso está o muito concorrido pãozinho tipo mealhada de fabrico caseiro, que também vai estar à venda no restaurante.

As sobremesas mais pedidas do menu – natas do céu, mousse de chocolate, pudim flan, arroz-doce – também retornam.

Carvalho lembra que as encomendas de comida poderão ser feitas tanto pela porta da Jericho Turnpike, como pela de acesso via parque de estacionamento.

“Pedimos desde já aos nossos estimados cliente que cumpram as regras de distanciamento social quando estiverem no restaurante”, refere. “Todas as áreas de acesso público ou do pessoal serão constantemente desinfectadas e arejadas.”

Outra novidade é a introdução de produtos biodegradáveis (a nível de talheres, recipientes, guarda-sapos, etc.).

Ao fazer a sua encomenda, poderá igualmente solicitar refrigerantes portugueses, cervejas (Sagres e Super Bock) e vinhos.

A ‘Bairrada’, que antes do incêndio registava um movimento de vendas a rondar os 3800 frangos por semana (“grande parte através do ‘take-away’”), espera agora “pelos nossos clientes mais fiéis. Foi uma espera mais que longa, mas estamos de regresso com a qualidade de serviço e de comida de sempre.”