EUA. Serviços fúnebres da vítima luso-americana do atentado de Nova Orleães

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

Os serviços fúnebres do jovem luso-americano Matthew Tenedório, que morreu no passado dia 1 de Janeiro de 2025 vítima do atentado terrorista de Nova Orleães, vão ter lugar dia 11 deste mês, a um sábado. A informação foi avançada ao jornal LUSO-AMERICANO por fonte familiar.

O velório decorrerá na Audubon Funeral Home, no 61101 da Highway 11, na cidade de Slidell, estado de Luisiana – entre as 2:00 e aa 4:00 da tarde.

Por outro lado, continua a decorrer na plataforma GoFundMe uma campanha de angariação de fundos a favor da família da vítima, que contabiliza já perto de 65 mil dólares (à altura em que este artigo estava a ser elaborado). A campanha, que tinha como objectivo chegar aos 35 mil dólares, recebeu cerca de mil e cem doações.

Matthew Tenedório perdeu a vida na madrugada de 1 de Janeiro de 2025

Entretanto, a morte do luso-descendente despertou a atenção da Governadora do estado de Nova Iorque, Kathy Hochul, que, numa publicação a 2 de Janeiro na rede social Facebook, escreveu: “Matthew Tenedório, de 25 anos, cuja família é do Condado de Nassau, é uma das 15 vítimas que foram brutalmente assassinadas no ataque terrorista de Nova Orleães. Todos os nova-iorquinos estão de luto pela perda horrível de um dos nossos”.

Tenedório perdeu a vida na madrugada de 1 de Janeiro de 2025 quando um ex-militar norte-americano levou a cabo uma carnificina na zona turística de Bourbon Street, no Bairro Francês da já citada urbe – utilizando um veículo para atropelar dezenas de peões. O luso-descendente, contudo, foi baleado e não atropelado – confirmou o primo, Michael Tenedório, de Long Island, ao jornal LUSO-AMERICANO.

Matthew era filho do emigrante português Luís (Lou) Tenedório e neto paterno dos emigrantes João e Dalila Tenedório, naturais de Vila Nova de Cerveira (Minho); o pai do falecido chegou aos Estados Unidos com tenra idade e cresceu em Long Island, numa casa da Washington Street, em Mineola, tornando-se mais tarde técnico de som da emissora norte-americana de televisão NBC, afecto aos estúdios do Rockefeller Center, em Manhattan.

Os Tenedório mudar-se-iam em meados da década de 2000 para o estado da Luisiana, onde Matthew era técnico de audio-visual no Superdome and Smoothie King Center, uma arena no centro da cidade de Nova Orleães onde também seu pai trabalha.