1.º CONGRESSISTA DE ORIGEM PORTUGUESA ERA DEMOCRATA E NASCEU HÁ 176 ANOS EM NOVA IORQUE

616

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO | Nova Iorque

Nasceu em Stony Brook, na região nova-iorquina de Long Island, filho do mercador português João Leandro Spínola, aquele que os livros de história dos Estados Unidos registam como tendo sido o primeiro luso-americano eleito para a Câmara dos Representantes em Washington, DC. Muito embora se atribua ao também democrata Tony Coelho, da Califórnia, essa proeza (eleito em 1978), a verdade é que o feito histórico pertence mesmo a Francis Barretto Spínola.

O antigo congressista e também figura militar descende de uma família madeirense que recua ao final do Séc. XV, reivindicando linhagem em Génova, Itália; o apelido Barretto é português. O pai, o mercador João Leandro Spínola, nasceu no Funchal; era a bordo da embarcação à vela ‘Pomona’, construída num estaleiro em Stonington, CT, que atravessava o Atlântico em viagens marítimas entre a Madeira e Nova Iorque, indo ainda a Havana.

Para além de congressista, Francis Barretto Spínola fez carreira brilhante como militar

O Spínola pai acabaria por contrair matrimónio com Elizabeth Phelan (que viveu de 1790 a 1873), filha de um militar irlandês que tinha lutado na guerra de independência ao lado dos americanos.

Eis o que se sabe sobre Francis Barretto Spínola:

🗽Nasceu a 19 de Março de 1821 em Stony Brook, Long Island (estado de Nova Iorque).

🗽Formou-se em Direito e em 1844 é admitido na Ordem de Advogados de Nova Iorque, começando a prática da actividade em Brooklyn.

🗽Em 1846 concorreu ao seu primeiro cargo político e é eleito ‘alderman’ em Brooklyn, mantendo-se no cargo 4 anos.

🗽Vai subindo na carreira política ao chegar a legislador estadual em 1855 e logo depois ao ser eleito senador em Albany (1858-1861).

🗽Em 1860 é nomeado Delegado à Convenção Nacional do partido democrata, realizada em Charleston, Carolina do Sul.

🗽Quando a América mergulha na sua Guerra Civil, o luso-descendente é nomeado brigadeiro general em 1862, mantendo-se no activo militar até 1865.

🗽É eleito pela plataforma democrata para a Câmara dos Representantes em 1887 e manteve-se congressista em Washington, DC até à sua morte, a 14 de Abril de 1891.

🗽Está sepultado no Greenwood Cemetery, em Brooklyn, N.Y.