1.º CONGRESSISTA DE ORIGEM PORTUGUESA ERA DEMOCRATA E NASCEU HÁ 179 ANOS EM NOVA IORQUE

Por HENRIQUE MANO | News Editor

Quando, esta semana, o 118.º Congresso dos Estados Unidos entrou em exercício, fê-lo com o número recorde de quatro membros de origem portuguesa: Lori Loureiro Trahan (D-MA), Jim Costa (D-CA), David Valadão (R-CA) e John Duarte (R-CA). Não há registo de tantos congressistas lusos a exercerem o cargo na mesma altura, o que é notável.

Francis Barretto Spínola

Do grupo, três são oriundos da Califórnia; e, apesar de o “Estado Dourado” constituir desde a década de 70 do século passado um celeiro de políticos para a Câmara dos Representantes, curiosamente, não é da Costa do Pacífico que veio o 1.º luso-descendente de que há notícia a ocupar uma cadeira no Capitólio. Esse lugar na história pertence mesmo a um tal Francis Barretto Spínola.

Spínola nasceu em Stony Brook, na região nova-iorquina de Long Island, filho do mercador português João Leandro Spínola; registam os livros de história dos Estados Unidos como tendo sido o primeiro luso-americano eleito para a Câmara dos Representantes em Washington, DC. Muito embora se atribua ao também democrata Tony Coelho, da Califórnia, essa proeza (eleito em 1978), a verdade é que o feito histórico pertence mesmo a Francis Barretto Spínola.

O antigo congressista e também figura militar descende de uma família madeirense que recua ao final do Séc. XV, reivindicando linhagem em Génova, Itália; o apelido Barretto é português. O pai, o mercador João Leandro Spínola, nasceu no Funchal; era a bordo da embarcação à vela ‘Pomona’, construída num estaleiro em Stonington, CT, que atravessava o Atlântico em viagens marítimas entre a Madeira e Nova Iorque, indo ainda a Havana.

Spínola também foi um importante estratega militar

O Spínola pai acabaria por contrair matrimónio com Elizabeth Phelan (que viveu de 1790 a 1873), filha de um militar irlandês que tinha lutado na guerra de independência ao lado dos americanos.

Eis o que se sabe sobre Francis Barretto Spínola:

• Nasceu a 19 de Março de 1821 em Stony Brook, Long Island (estado de Nova Iorque).

• Formou-se em Direito e em 1844 é admitido na Ordem de Advogados de Nova Iorque, começando a prática da actividade em Brooklyn.

• Em 1846 concorreu ao seu primeiro cargo político e é eleito ‘alderman’ em Brooklyn, mantendo-se no cargo 4 anos.

• Vai subindo na carreira política ao chegar a legislador estadual em 1855 e logo depois ao ser eleito senador em Albany (1858-1861).

• Em 1860 é nomeado Delegado à Convenção Nacional do partido democrata, realizada em Charleston, Carolina do Sul.

• Quando a América mergulha na sua Guerra Civil, o luso-descendente é nomeado brigadeiro general em 1862, mantendo-se no activo militar até 1865.

Francis Barretto Spínola está sepultado no Greenwood Cemetery, em Brooklyn, NY

• É eleito pela plataforma democrata para a Câmara dos Representantes em 1887 e manteve-se congressista em Washington, DC até à sua morte, a 14 de Abril de 1891.