10 DE JUNHO | IÇAR DA BANDEIRA ÀS 9:00 AM EM MINEOLA, NY

94

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO | Nova Iorque

As autoridades camarárias do município norte-americano de Mineola, na região nova-iorquina de Long Island, voltaram a ordenar este ano a colocação da placa de rua ‘Portugal Boulevard’ na principal artéria desta localidade do condado de Nassau. É o sétimo ano consecutivo em que a ‘Jericho Turnpike’ se transform, po altura do 10 de Junho, em ‘Portugal Boulevard’.

A operação revestiu-se de algum simbolismo; é que foi mesmo um funcionário português da vila de Mineola, Jorge Padinha, quem colocou a placa nos postes de electricidade da movimentada Jericho Turnpike.

“Embora este ano seja bastante diferente, não poderíamos deixar de assinalar o Dia de Portugal em Mineola, que é conhecida como reduto cultural e social da vida lusa em Long Island”, afirma o vice-‘mayor’ Paulo Pereira, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO.

As autoridades municipais vão mais longe e realizam mesmo esta quarta-feira, às 9:00 da manhã, junto à sede dos bombeiros, uma cerimónia simbólica de içar das bandeiras.

Os tradicionais festejos de rua alusivos ao 10 de Junho não se realizam este ano em Mineola e na maior parte das comunidades luso-americanas.