10 Luso-americanos e uma cabo-verdiana promovidos no departamento de polícia de Newark
10 luso-americanos e uma cabo-verdiana foram promovidos no passado dia 12 de Janeiro no departamento de polícia da cidade de Newark.
No total foram 63 promoções em todo o departamento, e é de assinalar a quantidade de promovidos que falam a língua de Camões.
Ao posto de capitão foram promovidos João M.≥ Carvalho que lidera agora a terceira esquadra localizada na Market St. e a cabo-verdiana Tawana J. Rollins. Ao posto de tenente foram promovidos António C. Barbosa e Ricardo Vitorino e são sete os novos sargentos: Michael Barreiro, Gustavo G. DaSilva, David A. Dos Santos, John A. Neves, Daniel Oliveira, Emanuel Pereira e Eric Santos.
A cerimónia de promoção decorreu na câmara municipal de Newark e foi presidida pelo mayor da cidade Ras Baraka e pelo director do departamento de segurança pública Anthony Ambrose, que enalteceram as qualidades humanas e profissionais dos agora promovidos, referindo que “devem continuar a ser um exemplo”, numa altura em que o departamento de polícia da cidade enfrenta várias restruturações e reformas.
O capitão João Miguel Carvalho é agora o líder da 3ª esquadra localizada na Market Street. Nascido em Newark, o capitão Carvalho tem origens em Trás-os-Montes, mais propriamente em Constantim, Vila Real. Casado, é um produto do Ironbound, onde cresceu e casou. frequentou a escola da Wilson Ave e o Liceu East Side, antes de frequentar a Universidade Rutgers. Determinado, o capitão Carvalho, referiu que quer continuar a trabalhar para reforçar as relações entre o departamento de polícia e a comunidade que serve.
O agora tenente Ricardo Vitorino é outro produto de Newark e do ironbound,já que nasceu no antigo Hospital Saint James, filho dos imigrantes lisboetas Carlos e Maria Vitorino. O tenente Vitorino é polícia há 25 anos e presentemente trabalha na secção de detenções municipais.
O sargento Michael Barreiro nasceu em Livingston e é filho de Maria e Fernando Barreiro da freguesia de Tabaço, em Arcos de Valdevez, Era detective e encontra-se no departamento de polícia de Newark há cinco anos. Para ele, o Ironbound e Newark são a sua casa e espera continuar a servir a comunidade como membro do PAPA e continuar a desempenhar as suas funções de modo a que possa também progredir no departamento.
O sargento John Neves nasceu em Coimbra, filho de Aquiles e Maria Neves. No departamento há sete anos é membro do departamento de Assuntos Internos, tem por objectivo continuar a sua caminhada dentro do departamento, e mais tarde ser novamente promovido.
O sargento Emanuel Pereira nasceu em Newark e tem raízes no Alto Minho, mais propriamente nos Arcos de Valdevez, de donde são naturais os seus pais Manuel e Rosa pereira. Faz parte do departamento de polícia desde 2001 e faz parte da equipa de inteligência criminal. Determinado referiu, “quero continuar a trabalhar de modo a que possa também conseguir outros objectivos”.
O sargento Gustavo da Silva é polícia desde 1999 e tem raízes em porto de Covões e Porto de Mós, de onde são naturais os seus pais Hélder Silva, já falecido, e Ema Silva. O seu objectivo é conseguir atingir a posição de tenente, posição que o seu irmão já ocupa.
Não nos foi possível conseguir a informação biográfica dos outros promovidos, mas estas promoções representam também um grande orgulho para a comunidade Portuguesa que vê assim vários dos seus membros ocuparem cargos de liderança na cidade onde a presença Portuguesa é uma realidade.