117.º Congresso dos Estados Unidos entra em funções a 3 de Janeiro de 2021 com 5 membros de origem portuguesa

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-aMERICANO

Entra oficialmente em funções a 3 de Janeiro de 2021 e irá até 3 do mesmo mês de 2023 o 117.º Congressos dos Estados Unidos da América. Entre os 435 membros que compõem a Câmara dos Representantes, contam-se quatro congressistas de origem lusa: Devin Nunes (R-CA), Jim Costa (D-CA), Lori Loureiro Trahan (D-M) e David Valadão (R-CA) – este último a recuperar o cargo depois de em 2016 ter perdido as eleições. Na câmara alta, o senado, apenas Patrick Toomey (R-PA),que anunciou não se recandidatar ao cargo em 2022, é de origem portuguesa.

A democrata Lori Loureiro Trahan (D-MA)

No dia 3, o Congresso reúne-se pela primeira vez depois das eleições de Novembro passado; no dia 6, numa sessão conjunta, irão ser certificados os votos do Colégio Eleitoral que dão a vitória ao democrata Joe Biden (a tomar posse dia 20).

David Gonçalves Valadão nasceu a 14 de Abril de 1977 em Hanford, Califórnia e é considerado republicano moderado; foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Representantes em 2013, tendo sido antes deputado estadual na Califórnia pelo Distrito Eleitoral 30.

O congressista David Gonçalves Valadão: de regresso a Washington, DC

O pai do congressista-eleito, Eduardo Valadão, emigrou dos Açores em 1969 para os Estados Unidos, fixando-se no chamado Vale Central da Califórnia – onde mais tarde, em 1973, formariam negócio na área da produção de lacticínios. O Valadão pai é natural de Fontinhas, Ilha Terceira, e Maria Gonçalves de Ribeirinha, na mesma ilha açoriana. O casal conheceu-se numa tourada. Uma vez estabelecido na América, regressou aos Açores para pedir Maria em casamento; em 1973 a então noiva vem para os EUA e os Valadão casam-se a 28 de Abril de 1973 em Artesia.