13 anos depois, a emoção caracterizou despedida de Zee Oliveira do Ironbound Boys & Girls Club

13 anos depois de ter chegado ao Ironbound Boys & Girls Club, Zee Oliveira a coordenadora do projecto no Ironbound despediu-se das centenas de crianças que aí aprenderam valores que os vão acompanhar durante toda a vida.

“Zee ajudou-me a ser quem sou, foi aqui que aprendi a ser uma melhor pessoa, foi aqui que aprendi valores que prezo e que espero um dia também ensinar aos meus filhos”, referiu Ana Paula, uma das antigas participantes no programa que se despediu de Zee Oliveira na passada sexta-feira.

“Cheguei aqui envergonhada e de um momento para o outro encontrei uma voz e uma personalidade amiga que me ajudou a ser quem sou e que me ensinou valores como amizade, respeito e solidariedade, esta casa não será a mesma sem a Zee”, referiu Kayla Duraes, outra das jovens que com ela trabalhou. “Zee era mais do que uma mentora, era a força desta casa que ajudou milhares de crianças que aqui encontraram um ambiente amigo, uma família”, referiu Luís Correia, outro dos jovens.

Para os encarregados de educação esta foi uma perda irreparável, “ela fazia com que tudo acontecesse, esta decisão foi horrível e esta casa jamais será a mesma, tenho 46 anos e foi aqui que aprendi a ser uma melhor pessoa, foi com ela que a minha filha se tornou uma melhor pessoa e tenho pena que esse ciclo seja agora interrompido e que a minha neta não possa agora ter as oportunidades que a minha filha teve”, adiantou Sherry Oliver.

Zee Oliveira emocionada referiu, “nunca pensei deixar este projecto, mas é a vida, vou ter muitas saudades destas crianças, destas pessoas maravilhosas que ao longo de 13 anos trabalharam comigo para que estes jovens pudessem ter melhores oportunidades, se tornassem mais capazes de enfrentar os desafios do futuro. Hoje ver aqui muitos desses jovens foi um momento muito emotivo e quero agradecer a todos os que aqui marcaram presença e a todos os que mesmo não podendo vir, fizeram questão de estar do meu lado, levo todos no coração”.

Oliveira foi ainda distinguida pelo Ironbound Soccer Club e Alberto Coutinho um dos rostos do programa referiu, “é uma grande perda para esta organização, mas a Zee vai continuar o seu trabalho e ajudar muitas mais crianças com o fez durante estes espectaculares 13 anos”, com John Soares a referiu, “em cada criança deixou uma marca positiva que será sempre recordada”.

O futuro a Deus pertence, mas Zee foi uma das grandes obreiras num trabalho de base que ajudou centenas de jovens a encararem o futuro com optimismo, num ciclo que inexplicavelmente agora acaba, mas com a promessa que o seu trabalho continuará a marcar o futuro das novas gerações de jovens.