19 municípios candidataram-se a novas Lojas do Cidadão até 2023

Dezanove municípios candidataram-se à abertura de novas Lojas de Cidadão até ao final de 2023, no âmbito de um concurso dotado com 12,5 milhões de euros, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou o Governo.


Prevista abertura de 20 novas lojas, 300 Espaços Cidadão e 10 Espaços Móveis até 2026

O Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública anunciou que apresentaram candidaturas a este aviso os municípios de Vila de Rei, Tondela, Cartaxo, de Vouzela, Barrancos, Santiago do Cacém, Montijo, São João da Pesqueira, Constância, Ribeira de Pena, Castelo de Paiva, Vila Pouca de Aguiar, Vila Franca de Xira, Alandroal, Almada, Arouca, Alijó, Vendas Novas e Barreiro.

Esta Modernização Administrativa (AMA) vai agora avaliar as candidaturas e comunicará quais os apoios financeiros a atribuir.

As Lojas de Cidadão financiadas no âmbito deste aviso terão de abrir portas no máximo até ao final de 2023.

As Lojas de Cidadão serão instaladas pelos municípios, prestando de forma presencial vários serviços de entidades da Administração Pública num só local.

Na decisão de financiamento pesam a maturidade do projecto, a abrangência dos serviços e o número de postos de atendimento a instalar, critérios de acessibilidade e localização (como por exemplo a facilidade de estacionamento ou proximidade a outros serviços ou transportes), a população residente no concelho ou a distância a Lojas de Cidadão já existentes.