190 milhões para restaurar e melhorar funcionamento da Newark Penn Station
A emblemática estação dos caminhos de ferro de Newark, a Penn Station receber obras de renovação e modernização, com custos que ascendem a 190 milhões de dólares, segundo dados avanços em conferência de imprensa na passada terça-feira pelo governador Phil Murphy.
A Penn Station é uma das mais movimentadas estações e terminais de todo o país. Antes da pandemia, cerca de 50.000 passageiros passavam todos os dias pelos seus terminais.
O governador Phil Murphy, referiu ainda que as obras vão fazer regressar o emblemático local à sua grandeza anterior.
O estado vai financiar a primeira fase do restauro com 30 milhões de dólares, que serão de índole cosmética e incluem a restauração de bancos de madeira na área de espera, o restauro de casas de banho e iluminação, bem como a limpeza profunda do exterior de calcário da estação.
160 milhões de dólares adicionais serão usados em novas e reforma de escadas e elevadores, bem como a melhoria da sinalização. ASA obras deverão estar concluídas em 5 anos.
Newark é o ponto de partida mais ocidental para o Programa Gateway para duplicar a capacidade ferroviária entre Nova Jersey e a cidade de Nova York.
A peça central do programa, um projecto de 13 bilhões para cavar um túnel ferroviário sob o rio Hudson, foi paralisado sob a administração Trump e depende da aprovação federal. Murphy, um democrata, disse que o presidente eleito democrata Joe Biden indicou o seu apoio ao programa durante um telefonema no sábado à noite entre os dois homens. “Ele acredita nisso desde o primeiro dia”, disse Murphy.
No ao que a nós nos toca, gostaríamos de ver também fundos conduzidos para uma revitalização da área adjacente. Os próximos tempos serão determinantes.
A história.
O prédio foi inaugurado em 23 de Março de 1935; o primeiro comboio regular a usar o espaço foi um expresso de Nova York-Filadélfia às 10:17 em 24 de Março. A nova estação foi construída ao lado (a noroeste) da antiga estação, que foi então demolida e substituída pela metade sudeste da estação actual, concluída em 1937.
A Newark Penn Station foi amplamente renovada em 2007, com a restauração da fachada e materiais internos históricos
Em Agosto de 2019, o Departamento de Transporte dos Estados Unidos concedeu 18,4 milhões de dólares à NJ Transit para reabilitação da Plataforma “D”, que serve as pistas 3 e 4 (Amtrak e NJ Transit).