1ª JORNADA DA LIGA: Benfica e Arouca abrem hoje a nova época, Sporting desloca-se ao Braga

Benfica e Arouca abrem hoje, sexta-feira, a edição 2022/23 da I Liga de futebol, em jogo com início às 20:15 locais, no Estádio da Luz, antes de FC Porto e Sporting entrarem em acção no fim de semana.

Os três ‘crónicos’ candidatos ao título iniciam a Liga com dificuldades distintas: Benfica e FC Porto, a jogarem em casa, mais favoritos frente a Arouca e Marítimo, respectivamente, enquanto o Sporting tem um jogo de maior ‘risco’ em Braga.

Os ‘encarnados’, que partem para a época com o objectivo de conquistarem o título que lhes escapa desde 2019, recebem o Arouca, três dias depois de golearem o Midtjylland (4-1) na terceira pré-eliminatória de acesso à ‘Champions’.

Com novo treinador, a equipa não deve fugir muito da apresentada na terça-feira, num ‘onze’ em que os reforços David Neres e Enzo Fernández têm sido mais-valias en-tre os escolhidos do alemão Roger Schmidt.

As ‘águias’ são favoritas diante de um adversário que terminou a Liga 2021/22 uma posição acima da linha de descida e que, uma vez mais, tem como meta a manutenção, numa temporada em que continua com o técnico Armando Evangelista.

Já no sábado, entra em campo o campeão nacional FC Porto, com uma recepção ao Marítimo (20:30), num jogo em que não poderá contar com o reforço David Carmo, nem com Otávio, jogadores a cumprirem castigo.

Os ‘dragões’ iniciam a defesa do título depois de já terem somado mais um troféu, com a conquista no sábado da sua 23.ª Supertaça, diante do ‘despromovido’ Tondela (3-0).

Para a época, o treinador Sérgio Conceição tem como reforços mais sonantes David Carmo e o brasileiro Gabriel Veron (ex-Palmeiras), num plantel em que saíram Mbemba, em fim de contrato, Fábio Vieira (Arsenal) e Vitinha (Paris Saint-Germain).

Já o Sporting inicia o campeonato com um teste de grande dificuldade em casa do Sporting de Braga, equipa que se tem posicionado na Liga imediatamente a seguir aos três ‘grandes’ e que nesta época arranca com Artur Jorge como treinador.

Nos ‘leões’, Rúben Amorim tem como meta repetir o título de 2020/ 21, numa época em que perdeu Sarabia, de regresso ao PSG, e viu chegar o internacional português Trincão, cedido pelo FC Barcelona, além do defesa holandês St. Juste (ex-Mainz), do médio japonês Morita (ex-Santa Clara) e do extremo Rochinha (ex-Vitória de Guimarães).

No domingo, em jogo com início às 18:00 locais, o Sporting procura repetir a vitória da última época e ter um bom arranque, numa fase em que não conta com o guarda-redes habitual titular, o espanhol Adán, lesionado, e quando visita também o FC Porto já na terceira ronda.