1ª JORNADA DA LIGA: Benfica inicia defesa do título no Bessa
O Benfica, campeão português de futebol, inicia na segunda-feira a defesa do título no estádio do Boavista, no fecho da jornada inaugural da I Liga de 2023/24, que arranca na sexta-feira, com o jogo Sporting de Braga-Famalicão.
A equipa treinada pelo alemão Roger Schmidt ganhou um pouco mais de favoritismo com a conquista da Supertaça, na quarta-feira, graças à vitória por 2-0 sobre o FC Porto, vice-campeão nacional, que se estreia no campeonato também na segunda-feira, no terreno do recém-promovido Moreirense.
A saída para o Paris Saint-Germain do avançado Gonçalo Ramos, melhor marcador do Benfica na época passada, foi uma ‘baixa’ de última hora, mas os ‘encarnados’ apresentam alguns reforços de peso, com destaque para o avançado argentino Ángel Di María, cujo regresso oficial foi celebrado com a marcação do primeiro golo ao FC Porto.
O médio turco Orkun Kökçü, a contratação mais cara do futebol português, por 25 milhões de euros (ME), com possibilidade de atingir 30 ME, também deu boas indicações frente ao FC Porto e será uma mais-valia na tentativa de revalidação do título pelo recordista da prova, com 38 troféus conquistados.
O FC Porto, que teve o capitão Pepe e o treinador Sérgio Conceição expulsos na Supertaça, apadrinha o regresso do Moreirense ao escalão principal, após ter-se sagrado campeão da II Liga, contando com a capacidade goleadora do avançado iraniano Taremi, melhor marcador do campeonato na temporada passada.
Depois do quarto lugar na edição anterior, que o afastou da Liga dos Campeões, o Sporting assume uma candidatura ao título mais sólida, que começa a definir-se no sábado, ao receber o Vizela, e está alicerçada na contracção do avançado sueco Viktor Gyoke-res, a mais cara de sempre dos ‘leões’.
O Sporting de Braga conseguiu superiorizar-se à equipa de Alvalade na época passada, terminando no terceiro lugar, e espera subir mais um pouco na ‘escada’ que o possa conduzir ao título nacional, tendo honras de abertura da prova, na sexta-feira, com a recepção ao Famalicão.
Farense e Estrela da Amadora, dois históricos do futebol português que regressam ao convívio dos ‘grandes’, estreiam-se em casa, frente a Casa Pia e Vitória de Guimarães, respectivamente, enquanto o Arouca, sensacional quinto colocado na última temporada, recebe o Estoril Praia.