2 mil milhões de dólares para substituir monocarril que liga o Aeroporto Internacional de Newark

Foi anunciada na semana passada a aprovação de um projecto de 2 bilhões de dólares para a substituição do monocarril do Aeroporto Internacional de Newark.

O projecto recebeu luz verde por parte da Administração Federal da Aviação, tendo em conta o impacto ambiental do mesmo.

O monocarril aéreo que faz a ligação entre o Aeroporto Internacional de Newark, concretamente dos terminais, o parque de estacionamento e as linhas regionais de comboio foi construído em 1995 e requer custos de manutenção elevados.

Esta linha faz a ligação para a estação de Newark e Nova York e opera 24 horas por dia, 365 dias por ano, daí precisar de constante manutenção, o que tem acontecido ao longo dos anos.

Em 2014 esteve fechada por dois meses devido à realização de alguma manutenção, obrigando os passageiros a usarem os autocarros. Antes da pandemia a média anual era de 2 milhões de pessoas a utilizarem este comboio aéreo.

O actual projecto de substituição do monocarril deve iniciar-se em meados do próximo ano, com a previsão do término da obra para 2026, altura que deve recomeçar a operar outra vez.

Esta aprovação da Administração Federal da Aviação vai permitir que a Autoridade Portuária possa utilizar o que os passageiros pagam para pagar pelo projecto.

De acordo o Presidente da Autoridade Portuária, Kevin O’Toole “Este projecto de substituição do monocarril vai criar um novo sistema que vai oferecer aos passageiros, visitantes e empregados uma experiência fantástica, de século 21”.

O projecto vai ser aberto aos comentários do público e após tal período será revisto de novo para se verificar se existe algum problema, o que poderá levar até um ano.

De acordo com as autoridades, o AirTrain Newark há muito que precisava de uma obra de fundo, pois constante- mente sofria atrasos e quebras no serviço, pois já havia atingido o seu tempo útil de vida.
A pandemia que se vive pode afectar um pouco os planos, pois os aeroportos, serviços de transporte, pontes e túneis viram os seus lucros diminuírem de forma drástica com a baixa na circulação de pessoas.

Para os oficiais, este é um projecto que pede assim fundos federais significativos se o objectivo é ter um dos melhores aeroportos, moderno e com um carril de comboio, igualmente moderno e de confiança, que facilita a vida dos passageiros durante as viagens e não o contrário.

O projecto beneficia assim New Jersey e New York, modernizando a ligação com o Aeroporto Internacional de Newark, cidade de Newark e a zona de Manhanttan – Nova York.