20ª JORNADA DA LIGA: FC Porto e Sporting obrigados a vencer

O Sporting procura aumentar a vantagem na liderança da I Liga de futebol pela quarta ronda seguida na recepção ao Portimonense, numa 20.ª jornada em que FC Porto e Benfica estão totalmente proibidos de deixar fugir pontos.

No segundo lugar, a 10 pontos dos ‘leões’, o FC Porto joga na segunda-feira na Madeira, com o Marítimo, no encontro que encerra a ronda, enquanto o Benfica, quarto posicionado a 13 do líder, vai no domingo ao Algarve medir forças com o Farense.

Confortável no comando da I Liga, o Sporting recebe o Portimonense, que está na luta pela manutenção, e vai tentar dar mais um passo em direcção ao que pode ser o seu primeiro campeonato nacional em duas décadas.

Já com conhecimento dos resultados dos seus principais rivais, o FC Porto vai tentar na Madeira dar um pontapé definitivo na ‘crise’, depois de três empates seguidos na I Liga, que deixaram os campeões nacionais bem mais longe de poderem revalidarem o título, e já depois da moralizadora vitória (2-1) sobre a Juventus de Cristiano Ronaldo, na quarta-feira, para a Liga dos Campeões.

Um dia antes, o Benfica joga no Algarve com o Farense, depois da jornada europeia com o Arsenal e do empate (1-1) com o Moreirense na última ronda, que elevou ainda mais a onda de protestos para os lados da Luz.

Com a época a meio, o Benfica continua bem longe de “arrasar”, como tinha sido prometido pelo técnico Jorge Jesus no seu regresso ao clube, e novo deslize em Faro deixa praticamente o clube lisboeta fora do título e também em apuros na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.

A jornada arranca hoje com o Boavista, 17.º e penúltimo classificado, em igualdade com o lanterna-vermelha Famalicão, a receber o Moreirense, que segue num confortável sétimo lugar.