24 HORAS DE LE MANS: Prova azarada para lusos

A Toyota conseguiu, domingo, a ‘dobradinha’ nas 24 Horas de Le Mans, numa prova em que os três portugueses presentes enfrentaram dificuldades que os atrasaram na classificação.

O argentino José Maria Lopez, o britânico Mike Conway e o japonês Kamui Kobayashi deram a primeira vitória dos ‘hypercarros’ à marca nipónica, quarta consecutiva na mais icónica das provas de resistência na Europa.

A equipa japonesa sofreu um problema mecânico durante praticamente toda a corrida, mas que não a impediu de terminar com duas voltas de avanço para os segundos classificados, o suíço Sébastien Buemi, o japonês Kazuki Nakajima e o neozelandês Brendon Hartley, no outro Toyota oficial.

O francês Nicolas Lapierre (Alpine), o brasileiro André Negrão e o francês Matthieu Vaxiviere foram terceiros, já a quatro voltas dos vencedores.

Na classe LMP2, a segunda mais importante da competição, Filipe Albuquerque (Oreca), o suíço Fábio Scherer e o britânico Phil Hanson sofreram um problema com o alternador ainda durante a noite, perdendo muito tempo nas boxes, terminando em 18.º.

Félix da Costa (Ore-ca), que faz equipa com o britânico Anthony Davidson e o mexicano Roberto González, foi oitavo classificado em LMP2, a cinco voltas do vencedor da categoria, sendo 13.º da geral.

O carro do português fez uma incursão pela gravilha no turno de Anthony Davidson, que atrasou irremediavelmente a equipa do português.