26ª JORNADA DA LIGA: Sporting tenta regressar às vitórias frente ao Famalicão
O líder Sporting procura regressar às vitórias na recepção ao ‘renascido’ Famalicão, numa 26.º jornada da I Liga de futebol em que o FC Porto joga em Tondela e o Benfica desloca-se a Paços de Ferreira.
Com os ‘três grandes’ no topo da classificação – os ‘dragões’ estão no segundo lugar, a oito pontos da liderança, e as ‘águias’ no terceiro, a 11 do rival lisboeta -, o Sporting de Braga, quarto classificado, a 12 pontos do Sporting, recebe no Minho o Belenenses SAD, que está na luta pela manutenção.
Depois de ‘escorregadela’ no campo do Moreirense (1-1), na última ronda, no quinto empate no campeonato, em que continua sem derrotas, o Sporting mantém o co-mando com confortável vantagem, mas novo deslize, no domingo, em Alvalade, perante o Famalicão, pode reabrir definitivamente a luta pelo título.
Tal como aconteceu na 25.ª jornada, a equipa de Rúben Amorim volta a fechar a jornada e vai entrar em campo com o conhecimento dos resultados dos principais rivais, situação que pode colocar novamente pressão sobre a jovem equipa ‘leonina’.
Nuno Mendes saiu lesionado do encontro em Moreira de Cónegos e está em dúvida para o duelo com o Famalicão, que já ‘roubou’ pontos ao Sporting na primeira volta, num polémico empate (2-2), e que venceu em Alvalade na última vez que visitou o estádio lisboeta (2-1), em Setembro de 2019.
Desde que assumiu o comando, Ivo Vieira, o terceiro do técnico do Famalicão esta época, fez ‘renascer’ a equipa e leva duas vitórias, uma goleada na Madeira, perante o Marítimo (4-0), e um triunfo caseiro sobre o Paços de Ferreira (2-0), quinto classificado, e um empate, frente ao Sporting de Braga (2-2).
À espera de novo deslize do Sporting está o FC Porto, segundo classificado, que joga no sábado no campo do Tondela, no ‘intervalo’ da eliminatória com o Chelsea, dos quartos de final da Liga dos Campeões.
Por essa razão, naquele que será o terceiro embate entre as duas equipas esta temporada (4-3 na primeira volta e 2-1 para a Taça de Portugal, ambos no Dragão), o técnico Sérgio Conceição poderá poupar alguns jogadores, embora o Tondela, nono classificado, venha do primeiro triunfo fora de portas, em Guimarães (2-1), que levou mesmo à saída do técnico João Henriques do Vitória, e tenha um bom registo no seu estádio, com apenas três derrotas em 12 jogos.
No mesmo dia, a passar talvez pela melhor fase da temporada, o Benfica, terceiro posicionado, a 11 pontos do Sporting, vai à Mata Real defrontar o Paços de Ferreira, a equipa sensação do campeonato, no que promete ser um teste bem difícil para a formação de Jorge Jesus.
Os ‘encarnados’ vão tentar somar o sexto jogo seguido a vencer na I Liga e o sétimo sem sofrer golos, perante um Paços de Ferreira que vem do desaire sofrido no campo do Famalicão.