44 milhões de dólares para modernizar as estradas de acesso ao Porto de Newark

Um projecto no valor de $44 milhões de doláres está previsto para o Porto de Newark para a melhoria e modernização das estradas de acesso ao terminal marítimo de Elizabeth.

A Autoridade Portuária de New York e New Jersey irão utilizar fundos federais da Infrastructure for Rebuilding America (INFRA) para realizar mudanças significativas ao longo do Port Street, o principal acesso a norte para o Porto de Newark e Elizabeth Port Authority Marine Terminal.

O projecto inclui ainda melhorias na rampa da Corbin Street, o principal ponto de acesso ao Port St., que comporta aproximadamente 3.600 veículos por hora, sendo 40% destes camiões durante a hora de ponta.

Os fundos foram disponibilizados após o Departamento de Transporte dos Estados Unidos ter submetido um projecto no início deste mês.

Os fundos do INFRA foram seleccionados com base em vários critérios, para além de terem em conta o alavancar da economia e o aumento do emprego, e aspectos como as mudanças climáticas, a justiça ambiental e a equidade racial em termos de oportunidade.

Estima-se que quando finalizado, o projecto vai eliminar mais de 700.000 horas de viagens para carros e camiões que acessam o complexo portuário. O objectivo segundo os oficiais é melhorar significativamente o fluxo de entrada e saída de produtos e diminuir os malefícios da poluição. Acidentes também poderão ser reduzidos em 37%, de acordo com os mesmos.

Novos Empregos e Crescimento Económico

Espera-se que sejam criados cerca de 260 empregos directos, $25 milhões em salários directos e gerar $171 milhões na actividade económica regional.

Os oficiais referiram ainda que estas melhorias nas estradas de acesso vão impulsionar a eficiência e a confiança dos importadores e exportadores locais, regionais e nacionais, bem como as companhias de transporte e os centros de distribuição.

Um dos propósitos do projecto é também diminuir o consumo de combustível, reduzir a poluição e melhorar a qualidade do ar, saúde e a segurança dos residentes das comunidades vizinhas.

Residentes do Ironbound e a sul da cidade já se queixam de problemas de asma e outras doenças respiratórias.

Para o Mayor da cidade Ras Baraka “ investimentos deste tipo irão ajudar a revitalizar a economia local, e recuperar após esta pandemia que nos paralisou por mais de um ano”.