4ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL: FC Porto defende título, Sporting e Benfica jogam em casa

O FC Porto continua, domingo, a defender o título na Taça de Portugal de futebol, desta vez na recepção ao Tondela, enquanto Sporting e Benfica também actuam em casa na quarta eliminatória da prova.

Depois de ultrapassar o Fabril (2-0), do Campeonato de Portugal, desta vez, os ‘dragões’ vão ter pela frente um rival do principal escalão, acontecendo o mesmo com o Sporting, que defronta em Alvalade o Paços de Ferreira.

Por seu lado, o Benfica também joga em Lisboa, no Estádio da Luz, e terá pela frente o Vilafranquense, da II Liga, que foi a última equipa a garantir o apuramento para esta fase.

Depois de ter terminado a fase de grupos da Liga dos Campeões com triunfo na Grécia sobre o Olympiacos (2-0), num encontro em que o técnico Sérgio Conceição poupou grande parte dos habituais titulares, o FC Porto recebe o actual 16.º classificado da I Liga, numa partida em que é claro favorito, embora tenha sentido muitas dificuldades no duelo para o campeonato (4-3).

O Tondela chega à quarta eliminatória da Taça depois de afastar o Felgueiras, do terceiro escalão, com uma vitória por 1-0 fora de portas, em que o golo do triunfo apareceu apenas aos 90+6 minutos, de grande penalidade.

Mais dificuldades deverá ter o Sporting, actual líder da I Liga, que recebe o Paços de Ferreira, a equipa surpresa do campeonato, sem Pedro Gonçalves, castigado, e também sem o técnico Rúben Amorim, pela mesma razão.

Na última ronda, os ‘leões’ golearam o Sacavenense (7-0), do Campeonato de Portugal, enquanto os ‘castores’ ganharam por 4-0 no campo da Oliveirense, da II Liga.

Para o campeonato, as duas equipas já se encontraram esta temporada, com o Sporting a vencer no campo do Paços, por 2-0.

A equipa de Pepa ocupa um confortável sexto lugar da I Liga e na última ronda esteve a vencer e ficou muito perto de pontuar na Luz, perante o Benfica, mas sofreu o golo da derrota já nos ‘descontos’.

Depois do jogo de hoje na Liga Europa, o Benfica defronta no domingo o Vilafranquense, que segue no 13.º lugar da segunda divisão e que só garantiu o apuramento durante a semana, ao vencer a Sanjoanense, da terceira divisão, por 2-1, num encontro que foi inicialmente adiado devido a casos do novo coronavírus entre os jogadores.

Os ‘encarnados’, recordistas de triunfos na Taça de Portugal, com 26 conquistas, afastaram na terceira eliminatória o Paredes, do terceiro escalão, com um ‘magro’ triunfo no norte, por 1-0.

Destaque também para o Sporting de Braga, que na segunda-feira viaja até à margem sul do Tejo para defrontar o Olímpico do Montijo, do Campeonato de Portugal.

Por causa de casos do novo coronavírus, a União de Leiria, ‘carrasco’ do Portimonense, viu o seu embate com o Gil Vicente adiado para 23 de Dezembro, dia em que termina a quarta eliminatória com mais três jogos: Marítimo-Salgueiros, Belenenses SAD-Sporting de Espinho e Nacional-Leixões.

A quarta eliminatória arranca hoje oficialmente com um embate em Viseu, entre o Académico e a Académica de Coimbra, dois emblemas históricos que militam na II Liga.

4ª ELIMINATÓRIA

11 de Dezembro

Académico de Viseu (II)-Académica (II)

Sporting (I)-Paços de Ferreira (I)

12 de Dezembro

Fontinhas (CP)-Fafe (CP)

Estoril Praia (II)-Boavista (I)

Rio Ave (I)-Famalicão (I)

13 de Dezembro

Nacional (I)-Leixões (II)

Vitória de Guimarães (I)-Santa Clara (I)

Cova da Piedade (II)-Moreirense (I)

FC Porto (I)-Tondela (I)

Benfica (I)-Vilafranquense (II)

14 de Dezembro

Torreense (CP)-Amora (CP)

Anadia (CP)-Estrela da Amadora (CP)

Olímpico do Montijo (CP)-Sporting de Braga (I)

23 de Dezembro

Marítimo (I)-Salgueiros (CP)

União de Leiria (CP)-Gil Vicente (I)

Belenenses SAD (I)-Sporting de Espinho (CP)