50.º ANIVERSÁRIO DO RANCHO FOLCLÓRICO DO CLUBE PORTUGUÊS DE HARTFORD, CT

Por HENRIQUE MANO e FERNANDO G. ROSA | Hartford, CT

50 anos!

Nem sempre se associa esta idade a um rancho folclórico. O de Hartford, associado ao Clube Português local, chegou lá. E comemorou a data dia 29 de Outubro, com cerca de 400 pessoas, no salão nobre da Igreja Nossa Senhora de Fátima na cidade-capital de Connecticut – uma vez que a sede da agremiação ainda se encontra em obras.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Rancho Folclórico do Clube Português de Hartford, CT na festa do seu 50.º aniversário

Fundado em 1972, o rancho tem hoje como presidente Fernando Cordeiro, vice-presidente Manuel Outeiro, tesoureiro Victor Martins, secretária Lígia Pena-Mercado, ensaiador Danny Seguro e comissão de festas Carla Reis, Joyce da Costa e Anabela Henriques.


Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Elementos da direcção do Rancho com figuras presentes

“Rancho é família e creio que isso é exactamente aquilo que hoje festejamos aqui”, diz Danny Seguro, natural de Hartford mas com origens em São Bento e Albergaria-a-Velha, falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “À parte isso, claro, é um grande orgulho pertencer a um rancho que é já considerado o mais antigo em actividade contínua na Costa Leste. Eu, por exemplo, já sou segunda geração e a minha filha, que também faz parte do rancho, terceira. Temos como missão continuar a projectar na América as nossas tradições e cultura.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Membrops veteranos do rancho que fizeram uma actuação surpresa

O programa da noite começaria com uma singela homenagem à juíza Maria Araújo Kahn, recentemente nomeada pelo Presidente Joe Biden para o Tribunal Federal de Apelos, que esteve presente a apoiar um sobrinho que também faz parte do grupo; far-se-iam mais tarde outras homenagens, a Lígia Pena-Mercado, Danny Seguro e Liz Rodrigues (esta última pela permanência de 44 anos no rancho).

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO |Grupo de jovens integrantes do rancho

O presidente Fernando Cordeiro, que diz já ter perdido a conta dos anos dedicados ao rancho, diz que a efeméride dos meio século “representa acima de tudo um marco importante para a comunidade no seu todo.” Lembra algumas das deslocações do rancho, nomeadamente aquela que em 1985 o levaria a Portugal, e diz terem hoje perto de 50 elementos “das mais variadas idades.”


Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Um dos números interpretados na noite do aniversário

O jantar, confeccionado pela equipa do Primavera Pub, seria abençoado pelo  Pe. Michael Santiago, pároco da Igreja de St.ª Elizabeth da Trindade, de North Haven.


Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As cantadeiras

Entre as presenças de destaque, note-se ainda a da Presidente do Clube Português de Hartford, Carla Batista Juvêncio, do Presidente da Associação Regional Caldense, Pedro Oliveira, que se deslocou de New Jersey com a esposa e membros do Rancho Folclórico da I.N.S.F.


Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A homenagem à juíza Maria Araújo Kahn, que esteve presente

Uma das surpresas da noite, foi a actuação de um grupo de ex-elementos do rancho (de 1987 até 2016), que interpretaram dois números: Maggie Alves, Caroline Barker, Jason Cordeiro, Luís Henriques, Dennis Jorge, Jason Jorge, Lily Jorge, Gina Martins, Dennis Paiva, Sandy Paiva, Paula Pinheiro, Cristina Rodrigues, Jorge Rodrigues, Jennifer Rodrigues, Arlindo Seguro, Fernando Seguro, Isabel Seguro e Olinda Seguro.


Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A saída do rancho, após uma actuação histórica na festa dos 50 anos

A actuação do rancho actual ao longo dia noite seria a prova de que nem a pandemia impediu que crescesse, em qualidade e número, numa demonstração clara do seu e empenho para com o grupo e de amor às raízes.