5ª JORNADA DA LIGA: ‘Clássico’ Sporting-FC Porto em ronda que pode destacar ainda mais o Benfica

O campeão Sporting e o ‘vice’ FC Porto protagonizam amanhã, sábado, o primeiro ‘clássico’ da época futebolística, pressionados já à quinta jornada da I Liga para não deixar o líder Benfica descolar mais na classificação.

Os ‘leões’ e os ‘dragões’ já cederam um empate cada, enquanto as ‘águias’ contabilizam por vitórias os quatro desafios disputados, procurando a quinta antes de principiar o jogo de Alvalade, frente ao Santa Clara, nos Açores.

A equipa de Ruben Amorim tropeçou na última ronda, em Famalicão (1-1), onde os portistas já tinham passado muitas dificuldades (2-1), enquanto os pupilos de Sérgio Conceição empataram 1-1 na Madeira, frente ao Marítimo.

O desafio na capital surge imediatamente após a pausa para os jogos das selecções, facto que limita a preparação de ambos os treinadores, sobretudo dos ‘azuis e brancos’, com muito mais jogadores convocados.

Luiz Díaz e Matheus Uribe, habituais esteios portistas, jogam pela Colômbia na antevéspera do encontro de Alvalade (o embate face ao Chile começou às 00:00 de hoje em Portugal), problema acrescido para os forasteiros.

Em relação à ronda anterior, o Sporting perdeu o lateral Nuno Mendes, transferido para o Paris Saint-Germain, que, além de pagar sete milhões de euros, emprestou o internacional espanhol Pablo Sarabia, que se pode estrear.

De registar o facto de os ‘clássicos’ do futebol português voltarem, mais de um ano depois, a ter público na bancada, depois de a época 2020/21 isso não ter acontecido, devido à covid-19, que condicionou as provas a partir de 12 de Março de 2020.

Antes do embate de Alvalade, o Benfica, moralizado pela liderança da I Liga e o apuramento para a fase de grupos da ‘Champions’, tenta o quinto triunfo, em cinco jogos, que permitirá ganhar avanço sobre um dos rivais ou ambos.

Tudo isto a dias dos três ‘grandes’ do futebol luso iniciarem a aventura na fase de grupos da Liga milionária, exigente prova que vai sobrecarregar o seu calendário.