85ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA: Norte-americano venceu quinta etapa

O norte-americano Hugo Scala Jr. (Echelon Racing) escapou-se ontem com 10 companheiros nos primeiros quilómetros da ligação entre Penedono e Bragança, para vencer a quinta etapa da 85.ª Volta a Portugal em bicicleta.

Scala Jr., de 26 anos, cumpriu os 176,8 quilómetros entre Penedono e Bragança em 4:10.26 horas, batendo, na chegada, o português Fábio Costa (ABTF-Feirense), segundo com o mesmo tempo, e o dinamarquês Julius Johansen (Sabgal-Anicolor), terceiro a 11 segundos.

Nas contas da geral, Eulálio manteve as distâncias para os companheiros de pódio, com o vencedor de 2023, o suí-ço Colin Stüssi (Vorarlberg), em segundo, a 16 segundos, e o espanhol Jon Agirre (Kern Pharma) em terceiro, a 26.

Ao quilómetro 19, estava formada uma fuga com 11 ciclistas, incluindo dois Sabgal-Anicolor, Julius Johansen e Luís Mendonça, este último que sofreu uma indisposição a meio da tirada, recuperando depois.

Atrás, o pelotão parecia ‘passivo’ em relação à fuga, controlando a distância, enquanto o espanhol Xavier Cañellas (Euskaltel-Euskadi) somava pontos nos pórticos de montanha, mas também nos pontos – subiu a segundo nesta categoria, a 16 do líder, o argentino Nicolás Tivani.

Essa passividade manteve-se depois da primeira passagem pela meta, que deveria ter sido um ‘alarme’ para o grupo principal, que chegou a ter a fuga a 40 segundos mas não conseguiu tirar-lhes mais tempo, também uma prova da tenacidade dos escapados.