Inscrições abertas: Prémio de concurso escolar em Portugal inclui viagem aos EUA

A FLAD e a Ciência Viva voltam a juntar-se para a segunda edição do Prémio Atlântico Júnior, uma competição científica para os alunos do ensino secundário, que irá premiar a equipa vencedora com uma viagem aos EUA. O Prémio Atlântico Júnior visa incentivar o gosto pela ciência e tecnologia, e o interesse pelo Oceano Atlântico entre os mais jovens.

. Inscrições abertas:

Já estão abertas as inscrições para o concurso, cujo objetivo é promover a cultura científica e tecnológica através da valorização do Atlântico como sistema natural e do seu papel na sustentabilidade do planeta e nas populações banhadas por ele.

. Projectos:

O concurso premiará aplicações práticas que facilitem a monitorização do Atlântico e dos seus ecossistemas ou que promovam o uso sustentável dos seus recursos, consistindo na realização de um protótipo, maquete instrumentada ou produto biotecnológico.

. Prémios:

Aos 3 melhores projectos serão atribuídos os seguintes prémios:

. 1o lugar: viagem da equipa vencedora aos EUA, mais um prémio pecuniário de 2 mil euros.

. 2o lugar: valor pecuniário de 2 mil euros.

. 3o lugar: valor pecuniário de 1.500 euros.

. Projectos novos:

Os valores monetários envolvidos nos prémios são atribuídos às escolas sob a forma de equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento de novos projetos na área tecnológica nos anos lectivos seguintes, nomeadamente no concurso para o prémio Atlântico Júnior.

. Público alvo:

O concurso é dirigido a todas as escolas secundárias e do ensino profissional, públicas ou privadas, em Portugal continental e nas regiões Autónomas da Madeira e Açores.

. Etapa final:

A avaliação final conducente ao Prémio é da inteira responsabilidade do júri já indicado e dos promotores do concurso. A entrega de prémios decorrerá na sede da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

. Ganhador anterior:

Na edição passada, o prémio foi atribuído à equipa da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, que criou um veículo autónomo de superfície movido a energia solar para ajudar a preservar e melhorar as condições do Rio Tejo.

As inscrições serão realizadas electronicamente até 30 de novembro.