EUA | Sobe para quatro número de congressistas de origem portuguesa em Washington, DC
Por HENRIQUE MANO | news Editor
Na passada sexta-feira, o candidato democrata Adam Gray reconheceu a derrota e congratulou o luso-americano John Duarte pela sua eleição para o Congresso pelo Distrito Eleitoral 13 da Califórnia. Das eleições intercalares do passado dia 8 de Novembro nos Estados Unidos da América, esta era a única disputa que ainda se mantinha por resolver.
Com 99% dos votos contabilizados, Duarte conta com 50,2% do eleitorado do seu lado (ou 66.808 votos), contra os 49,8% de Gray (com 66.215).
Com esta vitória, passam a ser 4 os membros de origem portuguesa na Câmara Baixa do congresso – três deles oriundos do vasto “Estado Dourado”: David Valadão (R), Jim Costa (D) e Lori Loreiro Trahan, democrata por Massachussets.
Apesar de parecer não querer fazer alarido das suas origens portuguesas, John Duarte é mesmo de origem portuguesa, com raízes nos Açores, como pôde verificar a California Portuguese-American Coalition (CPAC). “Sabemos ser de origem açoriana por parte do pai”, diz Diniz Borges, cônsul honorário de Portugal em Tulare, na Califórnia. “O vice-presidente da CPAC, aliás, até conhece as famílias.”
Criado depois do último censo populacional, o Distrito Eleitoral 13 é fundamentalmente rural e inclui áreas com conhecida presença lusa, como Modesto e Turlock.
Na sua biografia oficial, assume-se “neto de emigrantes” e agricultor. Proprietário da “Duarte Nursery”, em Hugson, CA, das suas terras saem amêndoas, pistachios e uvas. Diz não se considerar um político – apesar de ter concorrido para se tornar num e de ser agora parte da classe de que se distancia.