Céline Dion cancela digressão depois de revelar doença rara
Céline Dion revelou esta quinta-feira de manhã que foi diagnosticada com “Stiff Person Syndrome”, uma rara e incurável doença neurológica que afeta os músculos e causa espasmos.
Num video emocional colocado na plataforma digital Instagram, em Inglês e Francês a cantora canadiana disse que a sua condição a força, assim, a adiar e cancelar os concertos que tinha programado para os próximos meses. “Tenho lidado com problemas de saúde há bastante tempo e tem sido difícil enfrentar estes desafios e falar sobre tudo o que tem acontecido”, escreveu “Dói-me ter de anunciar que a minha digressão na Europa com inicio em Fevereiro não irá acontecer”.
“Recentemente fui diagnosticada com uma doença neurológica muito rara designada por “Stiif Person Syndrome” que afecta uma pessoa em um milhão. Apesar de ainda estar a aprender acerca desta condição rara agora sabemos o que tem causado todos os espasmos”.
Segundo a Fundação para a “Stiff Person Syndrome”, a doença afecta o sistema nervoso central especificamente o cérebro e a medula. “Pacientes podem ficar restringidos nos movimentos, em cadeira de rodas ou sem conseguir sair da cama, incapazes de trabalhar ou conseguir cuidar de si próprios”, dizem ainda que a doença neurológica com características auto-imunes pode incluir sintomas como “hiper-rigidez, dor debilitante ou ansiedade crónica” e espasmos musculares “tão violentos que podem deslocar tendões e até partir ossos”.
“Infelizmente, estes espasmos afectam todos os aspectos do meu dia- a-dia” Dion continuou “As vezes sinto dificuldades em andar e não consigo utilizar as minhas cordas vocais como antes”. No entanto também referiu que “tenho uma óptima equipa de médicos a trabalhar ao meu lado para me ajudar a melhorar e os meus preciosos filhos que me tem ajudado e me dão esperança”.
Mas apesar dos contratempos, a vencedora de 5 Grammys não pretende desistir de voltar a actuar “Tudo o que eu sei é cantar. É o que fiz toda a minha vida e é o que mais amo fazer.”
“Todos os dias estou a trabalhar com o meu terapeuta medicinal de desporto para voltar a ganhar a minha força e poder voltar ao palco. Mas admito que tem sido uma luta”.