EUA anunciam programa de apoio às eleições parlamentares de 2023 em Timor-Leste
Os EUA canalizarão 1,25 milhões de dólares para apoiar as eleições parlamentares de 2023 em Timor-Leste, que inclui uma sondagem e assistência a mulheres e jovens candidatos. O programa, anunciado esta semana em Díli, abrange ainda iniciativas para dar voz e refletir os interesses e preocupações dos cidadãos, a formação partidária e a observação eleitoral.
“Como uma democracia vibrante, Timor-Leste tem feito progressos excepcionais para promover a dignidade e a voz inerente de cada um dos seus cidadãos, enquanto trabalha para fortalecer as suas instituições democráticas”, explicou a diretora de missão da Agência dos EUA para o Desenvolvimento (US- AID) em Timor-Leste, Zema Semunegus.
“No quadro de apoio a estes esforços, a USAID tem o prazer de disponibilizar 1,25 milhões de dólares para ajudar Timor-Leste a facilitar eleições parlamentares inclusivas, livres, justas e credíveis”, disse Zema.
As iniciativas vão ser implementadas no terreno por vários parceiros da USAID, nomeadamente o Consórcio de Eleições e Processos Políticos, o Instituto Republicano Internacional e a Fundação Internacional para os Sistemas Eleitorais.
Envolvendo ainda vá- rios parceiros locais, o programa prevê a “implementação de atividades de promoção de eleições inclusivas, livres e justas” em Timor-Leste através da “Atividade Parlamentar Inclusiva”.