WESTCHESTER, NY | Última Permanência Consular do ano atendeu utentes no PAC de Mt. Vernon
Por HENRIQUE MANO | News Editor | Mount Vernon, NY
O Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque levou a efeito na passada quarta-feira a sua última Permanência do ano, desta feita nas instalações do Portuguese-American Club da cidade de Mount Vernon, no condado de Westchester. O ano de 2022 encerra, assim, somando-vos do 16 Permanências Consulares “nos estados de Nova Iorque e Connecticut e no território de Porto Rico”, sublinha a cônsul-geral Luísa Pais Lowe, falando ao jornal LUSO-AMERICANO no local. “Metade delas tiveram lugar em Connecticut, onde temos um consulado honorário e este compromisso de ir regularmente.”
No “Estado Império”, as Permanências acontecem em coordenação com as associações portuguesas , “e tentamos irá a um clube todos os meses. Tem sido um ritmo bastante intenso”, reconhece a diplomata, “a nossa equipa é pequena mas excelente.”
A Mount Vernon, onde foi recebido pela Presidente da direcção Liz Ferreira, o Consulado marcou presença com os técnicos Hugo Santarém e José Carlos Pinheiro e com a própria Luísa Pais Lowe: “em todas as permanências, ternos atendido uma média de 35 utentes para fazer cartão de cidadão e/ou passaporte, sendo que eu estou sempre presente e presto outras tantas informações a quem quiser e precisar delas” – do tipo como registar um casamento ou pedir a nacionalidade.
A cônsul-geral diz que a continuidade das Permanências em 2023 dependerão “da evolução da situação de recursos humanos no consulado, é sempre uma questão problemática manter a sustentabilidade da equipa e o número de pessoas. A ideia é continuar a fazer estes serviços e a parceria com os clubes e não deixar nenhum de fora que nos queira receber.”
Quanto a datas, contudo, “ainda estamos a planear e, logo que tenhamos planos concretos, anunciaremos.”