CONGRESSISTA QUE JÁ CONCORREU À CASA BRANCA TEM 25% DE SANGUE PORTUGUÊS
Por HENRIQUE MANO | News Editor | Colaborou para este artigo: DINIZ BORGES (Califórnia)
O congressista Eric Swalwell, de 42 anos de idade, eleito em 2013 pelo Distrito Eleitoral 15 da Califórnia, é de origem portuguesa. Muito embora o facto tenha passado despercebido, ao longo dos anos, o próprio legislador federal confirmou as suas origens lusas ao publicar um twit de um dos irmãos com uma camisola da Selecção Nacional portuguesa, escrevendo: “Sim, este é o meu irmão. E, sim, aparentemente, somos tipo 25% portugueses.”
A costela portuguesa de Eric Swalwell provém da avó paterna, Patrícia Cabral, filha de Peter R. Cabral e de Emma Carlos (esta última falecida em 1990 em Hilo, Havaí); Patrícia nasceu a 26 de Setembro de 1929 no Havaí e viria a falecer em Setembro de 1976. A bisavó portuguesa do congressista, Alisandrina Fernandes, nasceu em 1910 em Hilo, Havaí, tal como o bisavô, João Carlos Medeiros Jr.
Sabe-se que o pai do bisavô paterno de Eric Swalwell, João Carlos Medeiros Jr., emigrou da ilha açoriana de São Miguel, embora sua mãe fosse de São Jorge, também nos Açores.
Já Alisandrina Fernandes era filha de pai oriundo do Caniço e de mãe funchalense, ambos, portanto, madeirenses.
A informação sobre as origens portuguesas de Eric Swalwell foram obtidas pelo portal https://ethnicelebs.com/eric-swalwell junto de diversas fontes oficiais norte-americanas.
Eric Michael Swalwell, por seu lado, nasceu em Sac City, Iowa, a 16 de Novembro de 1980, mas cresceu em Dublin, CA, onde está radicada uma numerosa comunidade luso-descendente. Filho de Vicky Joe (Erickson) e Eric Nelson Swalwell, formou-se pela University of Maryland em Baltimore e está casado com Brittany Watts, doe quem tem 3 filhos.
Membro do partido democrata, Swalwell começou carreira política como vereador em Dublin, cargo que desempenhou de 2010 a 2013. Em 2020 foi candidato a Presidente dos Estados Unidos, o que faz dele a primeira pessoa de origem portuguesa a montar uma candidatura séria no seio de um grande partido americano rumo à Casa Branca.