DAKAR 2023: Motard Mário Patrão venceu 12ª etapa
O português Mário Patrão conquistou ontem uma importante vitória na 45.ª edição do Rally Dakar 2023.
O motard nacional foi o mais rápido entre os concorrentes da Original by Motul, nos 273 km cronometrados da etapa que ligou Shaybah a Empty Quarter.
O piloto, campeão do Mundo Cross Country Rallies Veterano e Campeão Europeu de Bajas e de Rally Raid está a disputar a classe mais conhecida por ‘Malle Moto’, nesta grande maratona de todo-o-terreno onde os pilotos têm de fazer a sua própria assistência, dispondo apenas do material que segue numa caixa que a organização do Dakar transporta para cada bivouac.
Ricardo Porém vence nos SSV
Por sua vez, Ricardo Porém (Yamaha) venceu na categoria de veículos ligeiros (SSV).
O piloto português terminou os 275 quilómetros cronometrados de hoje com o tempo de 03:19.11 horas, deixando o companheiro de equipa João Ferreira (Yamaha) na segunda posição, a 20 segundos, e o chileno Ignacio Casale (Yamaha) na terceira, a 22.
A jornada que fará o percurso inverso à etapa anterior (Empty Quarter – Shaybah) terá um total 376.46 km, 185 dos quais cronometrados, num percurso marcado por muitas dunas.
O australiano Toby Price conquistou a liderança das motas ao terminar na terceira posição da tirada, a 1.58 minutos do vencedor, o chileno José Ignacio Cornejo (Honda).
O australiano Daniel Sanders (GasGas) foi o segundo, a 49 segundos de Cornejo.
Nos automóveis, o francês Sébastien Loeb (BRX) venceu pela quinta vez consecutiva, sexta na edição deste ano, e ascendeu ao segundo lugar da geral.
Al-Attiyah continua na liderança, agora com 1:27. 10 horas de vantagem sobre Loeb e 1:29.11 sobre o brasileiro Lucas Moraes (Toyota).
A 13ª etapa e penúltima etapa disputa-se amanhã, sábado, com 154 quilómetros cronometrados entre Shaybah e Al-Hofuf.