O cão mais velho do mundo é português, chama-se Bobi e tem 30 anos de idade

Chama-se Bobi, tem 30 anos e 266 dias, vive em Leiria e foi considerado pelo Guinness World Records o cão mais velho do mundo e também o mais velho de sempre.

De raça Rafeiro do Alentejo, viveu sempre com a família Costa na aldeia de Conqueiros, em Leiria. Agora que foi identificado, bateu a marca do anterior cão considerado mais velho, que residia na Austrália e tinha 29 anos e cinco meses.

“Tinha oito anos quando o tive [agora tem 38]. O meu pai era caçador e teve sempre imensos cães”, contou o dono, Leonel Costa. Bobi nasceu de uma ninhada de um outro cão da família. Mas como era impossível ficar com todos, o pai tirou-os de casa, no entanto Bobi escapou e a mãe continuou a visitá-lo no local onde tinha dado à Luz. Leonel, que na altura tinha oito anos, apercebeu-se e ficou com o cão, à revelia do pai, que só mais tarde soube do sucedido.

Leonel acha que o segredo da longevidade do cão está no facto de Bobi nunca ter estado preso e passar os dias no quintal na companhia de gatos e junto à lareira quando está frio.

O dono nunca pensou que Bobi poderia ser o cão mais velho do mundo… até há relativamente pouco tempo. “Nunca pensei em registar o Bobi para bater o recorde porque felizmente os nossos animais sempre duraram muitos anos”, explicou, recordando que a mãe do cão, Gira, viveu até aos 18 anos.