FILADÉLFIA: Polícia reconhece agente português Joaquim Soares
Um grupo de agentes da Polícia de Filadélfia, no estado da Pensilvânia, foi agraciado, no passado dia 18 de Janeiro, com a Ordem de Mérito de Serviço Especial. As condecorações dão-se com base no mérito profissional individual e colectivo, como factor importante de motivação, incentivo e espírito de entrega dos agentes policiais em prol do cumprimento da sua nobre missão – sempre em defesa e preservação da segurança e bem-estar da população.
O acto simboliza um reconhecimento oficial dos serviços prestados à cidade de Filadélfia pelo grupo durante os anos 2021/22, que consta com as acções praticadas com a segurança dos agentes de comércio e do público em geral, pela aplicação da lei no combate ao crime organizado, policiamento comunitário e ajuda ao cidadão mais idoso.
Com um enorme salão super-lotado por agentes e familiares, a cerimónia decorreu com a presença da Comissária de Polícia de Filadélfia, Danielle Outlaw, e do inspector Jarreau Thomas, que relatou a heroicidade de cada um dos agentes condecorados.
Entre os agentes policiais condecorados, destacou-se o luso-americano Joaquim Soares, pela sétima vez condecorado, duas das quais por ter salvo a vida a um recém-nascido (o parto deu-se na rua) e também a uma criança de 13 anos de idade, por paragem respiratória. Quando os paramédicos do Hospital Frankfordtorresdale chegaram ao local do acidente, verificaram que “a pronta intervenção do agente com os primeiros socorros, salvou as vidas àqueles dois seres”.
O agente Soares nasceu em Luanda (Angola), tem 54 anos de idade e é filho de Baldomiro e Cristina Soares. Graduou na Academia da Polícia de Filadélfia, uma das melhores do País, e tem dedicado a sua vida a uma carreira difícil, de sacrifícios, mas muito Nobre. Muito tem contribuído para a segurança e o bem-estar de cidadãos idosos, nos vários bairros de Filadélfia por onde tem passado.