“CHAVES” É O MAIS NOVO ESPAÇO DE RESTAURAÇÃO PORTUGUÊS NA CIDADE-CAPITAL DO ESTADO DE CONNECTICUT, HARTFORD

Por HENRIQUE MANO e FERNANDO G. ROSA | Hartford, CT

No 1819 da Park Street, considerada o centro da vida lusa na cidade de Hartford, a capital do estado norte-americano de Connecticut, há agora mais um letreiro com nome português: o restaurante “Chaves”. Aberto recentemente, é o mais novo espaço de restauração naquela urbe de inspiração portuguesa, propriedade da transmontana Elizabeth Pereira.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada do restaurante “Chaves”, na Park Street, em Hartford, CT
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO |A proprietária Elizabeth Pereira na sala de jantar do “Chaves”
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto interior do novo espaço de restauração
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O pudim flan é uma das opções de sobremesa no cardápio
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspect da área do bar
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A francesinha é uma das especialidades da casa e também é opção “take-away”

Natural de Sesmile-Chaves, Pereira vive há 38 anos na região metropolitana de Hartford e este é o seu 1.º restaurante – muito embora já há muito trabalhe no ramo.

“Estamos a servir almoços e jantares e a abrir às 11:30 da manha”, diz Elizabeth Pereira ao jornal LUSO-AMERICANO. “A cozinha encerra por volta das 9:00 PM mas o bar, se houver clientela, pode funcionar até mais tarde.”

O “Chaves”, que encerra às terças-feiras para descanso do pessoal, pode albergar cerca de 40 pessoas na sua sala de jantar principal, mas tem ainda capacidade para outras 30 na área em redor do bar e conta ainda com uma sala para pequenos eventos para mais 25. “O nosso pátio irá funcionar durante o verão.”

O imóvel onde hoje está o “Chaves” já albergou outros restaurantes no passado, nomeadamente o “Primos”, “Pátio da Rainha” e “Ipanema”.

No tocante ao cardápio, Pereira diz que é a culinária portuguesa que domina, “mas também temos especiais de comida brasileira. A francesinha é dos nossos pratos mais solicitados, mas o bife à açoriana e os bacalhaus grelhado e cozido também têm muita saída. Tal como as entradas de berbigão, salada de polvo, pastéis de bacalhau e rissóis. A aletria de Chaves, leite creme e pastéis de nata” fazem ainda as delícias da sua clientela.

Estando no início desta sua nova aventura empresarial, Elizabeth Pereira diz só aceitar, por ora, serviço de catering “para pequenas ocasiões, tanto fora como dentro do restaurante.”

Dizendo contar com uma maioria de clientela portuguesa (“mas os americanos também gostam da nossa comida e bebida”), a proprietária do “Chaves” reconhece estar “satisfeita, até ver, com o negócio, e também por estar a oferecer à comunidade lusa mais uma opção no que a restaurantes diz respeito.”

🍽“CHAVES” | Onde fica?

1819 Park Street, Hartford, CT 06106

☎️(860) 233-7488