SUPERMERCADO “EMPORIUM”: 30 ANOS DE PRESENÇA NO IRONBOUND

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO | Newark, NJ

Há 30 anos, o emigrante bairradino Luís Rodrigues Almeida dava possivelmente um dos passos mais importantes da sua vida profissional: a abertura do supermercado “Emporium”, na movimentada Wilson Avenue de Newark. O estabelecimento de bairro, que aposta no atendimento personalizado (e em português!), sobreviveu às muitas mudanças do Ironbound, cresceu, solidificou-se, abraçou outros nichos de mercado.

Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | Fachada do supermercado “Emporium”, na Wilson Avenue: uma presença de 30 anos no Ironbound

“Nunca me vi a fazer outra coisa, este ramo da indústria alimentar é realmente o meu forte, mas tenho de admitir que 30 anos é obra”, afirma Luís Almeida, contemplando as três décadas de actividade num sector de alta concorrência. “Não me arrependo de ter investido no Ironbound, tenho aqui a minha filha e propriedades imobiliárias, por isso interessa-me que o bairro progrida e tenha segurança.”

Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | O empresário Luís Almeida e a filha Emily Almeida

Luís Almeida nasceu há 61 anos em Pedralva, Anadia, na região da Bairrada. A 5 de Julho de 1975, com apenas 13 de idade, emigra para Newark. Faz o 8.º ano na Wilson Avenue School, o 9.º no East Side High School e o resto do liceu em Kearny, para onde entretanto os Almeida se mudaram. Na universidade, tira um curso de economia com “minor” em francês.

Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | A secção de talho
Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | Produtos portugueses nas prateleiras
Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | Outro aspecto da loja na Wilson Avenue
Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | O proprietário Luís Almeida junto à área de talho
Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | Os produtos da saudade…
Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | Selecção de queijos de Portugal e Brasil

Ainda passa por uma companhia de seguros, mas o ramo alimentar fala mais alto… “Devo dizer que estou neste sector devido à família Seabra”, nota. “Trabalhei dois anos para a Triunfo, aprendi a conduzir veículos pesados, enfim, foi uma aprendizagem importante.”

Mas o emigrante bairradino acreditava no seu potencial e quis seguir caminho por si. Em 1989, compra o “Five Corners Fish & Meatmarket”, na zona das Cinco Esquinas. “Foi o meu primeiro negócio próprio”, diz. “Depois é que surgiu a oportunidade de abrir o ‘Emporium’, que tinha sido de galegos e se chamava ‘Portas do Sol’. Abrimos portas dia 3 de Março de 1993, com uma grande camada de neve…”

Almeida gere hoje o negócio de família com a colaboração da esposa e sócia Angélica, natural de São Paulo mas criada em Belo Horizonte, Minas Gerais, e da filha Emily. O supermercado ocupa presentemente cerca de 3 mil pés quadrados, quase metade do quarteirão (à esquina da Ann Street).

Os Almeida chegaram a ter negócio em Newark, de 2006 a 2014 (“ainda hoje tenho clientes que cá vêm e que falam da nossa loja em Union e da falta que lá faz”), mas optaram por concentrar-se no Ironbound.

Com uma equipa de 30 empregados (incluindo 12 talhantes), o “Emporium” tem talho, peixaria, secção deli e todos os produtos de mercearia de que necessita um agregado familiar (fruta, queijos, enlatados, produtos de limpeza, bacalhau, azeites, água engarrafada, pão fresco – “com uma grande selecção de Portugal e do Brasil”).

Com promoções valiosas todas as semanas, o “Emporium” só encerra dois dias por ano: no Natal (25) e dia de ano novo (1 de Janeiro). De segunda-feira a sábado, funciona das 7:30 AM às 8:00 PM; aos domingos, das 8:00 AM às 3:00 PM.

Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | Bacalhau, o “fiel amigo”..

Para fazer face à escassez de estacionamento no Ironbound, o “Emporium” conta com parque de estacionamento com capacidade para cerca de 10 automóveis.

Considerando que cerca de 95% a 97% da sua clientela fala português, o empresário garante que “é o bom serviço que prestamos que torna os nossos clientes assíduos. Tratamo-los como se fossem amigos ou de família. Assim, visitam-nos anual, semanal e mesmo mensalmente.”

Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | Pão fresco diariamente

A inflação não passa ao lado de Luís de Almeida – nem do “Emporium”. “Noto que a cesta básica está mais cara e que as pessoas cada vez mais procuram os produtos em saldo, a tendência é esses venderem mais que os outros. E com razão: certas coisas aumentaram bastante, está tudo mais caro.”

O empresária deixa como mensagem final: “Quero agradecer aos clientes e comunidade em geral por terem tornado possível, com o seu apoio, já estarmos aqui há 30 anos.”

🛒EMPORIUM SUPERMARKET

Onde fica?

112 Wilson Ave., Newark, NJ 07105

☎️(973) 578-4469