FC PORTO: ‘Dragões’ passam ‘ensaio’ para a ‘Champions’
O FC Porto ultrapassou sexta-feira com tremendas hesitações o ‘ensaio geral’ para a decisão dos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, ao superiorizar-se em casa ao Estoril Praia, por sofridos 3-2, no arranque da 24.ª jornada da I Liga de futebol.
No Estádio do Dragão, no Porto, os golos do sérvio Marko Grujiç (9 minutos), de André Franco (31) e do iraniano Mehdi Taremi (73), de penálti, guiaram a vitória dos campeões nacionais, que foi ameaçada pelo tento de Tiago Gouveia (27) e por um castigo máximo de Francisco Geraldes (67), expulso com duplo cartão amarelo na fase decisiva (90+6).
Os anfitriões mantêm alguma esperança na renovação do título nacional, numa noite em que procuraram esticar ao máximo a gestão física dos influentes Taremi, Galeno, Pepê e Matheus Uribe, visando a recepção ao Inter Milão, ontem, na qual vão tentar anular a desvantagem consumada em Itália na primeira mão dos ‘oitavos’ da Champions’ (0-1) (o jogo ainda não se tinha iniciado à hora do fecho desta edição).
De regresso aos triunfos em casa, após a inesperada derrota ante o Gil Vicente (1-2), na 22.ª jornada, o FC Porto segue na vice-liderança do campeonato, com 57 pontos, ficando provisoriamente a cinco do Benfica, adversário do Marítimo no domingo, e com cinco de avanço para o Sporting de Braga, terceiro, que recebe os ‘dragões’ na próxima semana.
O Estoril, que tinha travado os campeões nacionais em casa (1-1), agudizou o pior registo da segunda volta, com sete desaires em outros tantos jogos, e continua no 15.º lugar, com 22 pontos, seis face à vaga de ‘play-off’ e sete sobre a zona de descida ‘directa’.
Fábio Cardoso reintegrou o ‘onze’ inicial dos ‘azuis e brancos’ quase dois meses depois, devido ao castigo do defesa central Iván Marcano, enquanto João Mário rendeu Rodrigo Conceição no flanco direito em relação ao êxito na visita ao Desportivo de Chaves (3-1).