NOVA IORQUE | Visitas consulares podem passar a ter periodicidade mensal, avança cônsul-geral
Por HENRIQUE MANO | Jamaica, NY
O Club e Recreativo Português de Jamaica foi palco da 1.ª visita consular do mês de Março, organizada pelo Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque; importa salientar que esta missão tem jurisdição sobre o vizinho estado de Connecticut, que acolheu já, este mês, iniciativa semelhante.
Segundo Luísa Pais Lowe, cônsul-geral, “a proximidade continua a ser uma grande prioridade nossa. Vamos tentar fazer uma visita consular todos os meses” em ambos os estados, promete, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO.
As visitas consulares têm em vista fazer chegar perto dos portugueses, nas suas diversas áreas de fixação, alguns dos serviços proporcionados pelo consulado em Manhattan – “sobretudo às pessoas que não conseguem facilmente ir lá”, nota a diplomata, “ou seja, pessoas mais idosas, com alguma dificuldade de mobilidade ou com horários que sejam complicados – os chamados ‘first responders’, por exemplo, também trabalham em turnos”.
Durante estes eventos, a equipa de apoio efectua diversos actos consulares e responde a dúvidas colocadas pelos utentes – desde a obtenção de nacionalidade, ao registo de casamento e certificado de bagagem.
“Cada visita consular pressupõe uma preparação técnica e logística”, lembra Pais Lowe. “Iremos a todos os clubes da área metropolitana de Nova Iorque que quiserem receber o consulado; ainda não terminei essa lista – a seguir serão clubes onde ainda não fomos e, depois, retomaremos o ciclo”.
Para mais informações, poderá contactar o Consulado-Geral pelo email: