EMPRESÁRIO TONY PEREIRA É O “GRAND MARSHAL” DA PARADA DO DIA DE PORTUGAL EM NEWARK, NJ
Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
O empresário Tony Pereira, co-proprietário da empresa de construção civil “Concrere Systems”, foi seleccionado “Grand Marshal” da parada alusiva ao Dia de Portugal na cidade de Newark, no estado de New Jersey. O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa decorrida na passada quarta-feira feira no Ironbound, com a presença da vice-“mayor” Lígia de Freitas, da deputada estadual Eliana Pintor-Marín, do vereador Michael Silva e do comandante da 3.ª Esquadra da Polícia de Newark, João Miguel Carvalho.
António (Tony) Pereira, natural da freguesia de Cabana Maior, concelho de Arcos de Valdevez, onde nasceu a 12 de Outubro de 1966, emigrou para os Estados Unidos em 1986 e começou a sua actividade profissional na “D&J Concrete”, no condado nova-iorquino de Westchester – onde, em 1992, abre o “Lisbon at Night Bar & Restaurant”.
Ainda em Ossining, NY, Tony Pereira torna-se uma figura de peso na vida comunitária portuguesa local, vital tanto para o Rancho Folclórico e Cultural “Beleza do Minho”, de quem é grande apoiante, como para os festejos do 10 de Junho, que acaba mesmo por iniciar naquele município em 1995.
A transição para Newark, NJ acontece em 2005, com o seu envolvimento na “Concrete Systems”, a convite dos irmãos Cerqueira; firma que, com o seu espírito empreendedor, ajuda a transformar num colosso no ramo da construção, hoje uma referência em New Jersey com presença em grandes projectos.
É pai de dois filhos, Tony Pereira, Jr. e Evelyn Pereira.
Na mesma cerimónia de quarta-feira, foram anunciadas ainda as seguintes figuras a sem homenageadas no mesmo âmbito:
🇵🇹 Luso-Americana do Ano: Eliana Pintor-Marín (Deputada Estadual)
🇵🇹 “Grand Marshal” Honorário: Ras J. Baraka (“mayor”)
🇵🇹 Homem do Ano: Fernando Silva (artista plástico)
🇵🇹 Mulher do Ano: Helena Vinhas (empresária e líder associativa)
🇵🇹 Estudante do Ano: Inês Silva (Liceu “East Side”)
🇵🇹 Prémio Empreendedorismo: Padaria “Pão da Terra” (Newark)
🇵🇹 Prémio de Serviço Comunitário: SPT Televisão
PROGRAMA DOS FESTEJOS
A Comissão do Dia de Portugal tornou ainda público o programa de eventos ligados ao 10 de Junho, que arranca a 18 de Maio com uma gala alusiva à efeméride – em local a anunciar.
Ainda durante Maio, decorrerá o “Mês dos Restaurantes”, virado para a gastronomia portuguesa.
A Missa do Dia de Portugal, a acontecer em Maio na Catedral de Newark, tem data a anunciar.
No dia 9 de Junho, no Parque Peter Francisco, decorrerá um arraial com ranchos folclóricos e artistas de Portugal (“Sons da Terra” e Ana Malhoa) e o luso-americano David de Melo. O arraial prossegue a 10 de Junho, no mesmo local, com ranchos, o “Sons da Terra”, Ana Duarte e o duo “Némanus”.
A 11 de Junho far-se-á então a parada do Dia de Portugal, a partir das 3:00 da tarde, a percorrer a Ferry Street da zona das Cinco Esquinas até ao Parque Peter Francisco.
Em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, o vereador Michael Silva diz ter feito da cidade de Newark parte integrante das comemorações, por forma a que tanto o policiamento como a limpeza das ruas esteja garantido sem custos acrescidos para a organização. “Depois de ter ganho as eleições, em Junho do ano passado, esta foi a data que marquei no meu calendário de imediato como algo a celebrar”, afirma. “Sendo filho de emigrantes portugueses, sei como os meus pais viviam com intensidade este período – até porque incutiram em mim o amor por Portugal e pelas suas tradições. Quero que estes festejam cresçam cada vez mais e voltem à glória de antigamente. A nossa comunidade merece-o”.
A deputa estadual Eliana Pintor-Marín, ela própria homenageada, diz ser “um orgulho” este reconhecimento por parte da comunidade lusa. “Participar nestas comemorações tem para mum um significado muito profundo, até porque tenho respeito pelas minhas origens, adoro a língua, a gastronomia, a cultura portuguesas. É importante dar continuidade a estas tradições. Vai ser uma oportunidade imensamente boa, para mim, de demonstrar às minhas filhas o que é ter orgulho nas nossas raízes”.
Para o empresário Tony Pereira, a faixa de “Grand Marshal” vai ser envergada também com muito orgulho. “Isto, para mim, na verdade, representa muito, mas não esperava”, afirma. “Sou uma pessoa muito simples, gosto de ajudar, mas sem nunca esperar nada em retorno. Fiquei bastante emocionado com a homenagem e sinto-me muito orgulhoso, sobretudo sabendo haver tanta gente em New Jersey que também a merece. Gosto de ver as comunidades as produzirem e a chegar cada vez mais longe”.
Não menos honrada sente-se igualmente a “Mulher do Ano”, a empresária luso-descendente Helena Vinhas: “É uma grande honra para mim, sinto um grande entusiasmo e ao mesmo tempo muita emoção. Há tantas outras mulheres na comunidade que merecem esta honraria, mas espero representar todas elas. Tenho muito orgulho em ser portuguesa de segunda geração! Adoro a nossa cultura e gostaria de ver as outras gerações continuarem estas tradições – visitem Newark e vivenciem tudo o que o Ironbound tem para oferecer”.