TAÇA DE PORTUGAL: ‘Dragões’ dão passo importante rumo à final

O FC Porto venceu quarta-feira o Famalicão por 2-1, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, e deu um importante passo rumo ao ‘Jamor’.

Os golos de Marcano (16 minutos) e Toni Martínez (63) deram a vitória aos ‘dragões’, e Penetra marcou pelo Famalicão, ainda na primeira parte (36).

O FC Porto entrou melhor, a exercer mais pressão e, desde cedo, mostrou vontade de marcar. Aos oito minutos, Toni Martínez, após um cruzamento de Wendell, ameaçou a baliza de Luiz Júnior, mas o brasileiro defendeu sem dificuldade.

O Famalicão, ainda assim, estava vivo e a lutar, e, pouco depois, aos 10 minutos, Ivo Rodrigues entrou pelo corredor central e tenta assistir Cádis, que apareceu isolado na pequena área, mas Cláudio Ramos saiu da baliza e agarrou a bola.

Os ‘dragões’ voltaram à carga e seguiu-se um período de intensa pressão, na qual a formação famalicense sentiu grandes dificuldades para contrariar.

Com um quarto de hora de jogo decorrido, e após um apontamento brilhante de Namaso, Otávio fez o ‘aviso’ à baliza de Luiz Júnior.

No minuto seguinte, após um livre batido por Wendell, na direita, Luiz Júnior saiu em falso e permitiu a Marcano cabecear para o fundo da baliza, inaugurando o marcador.

Com este golo, Marcano tornou-se o defesa com mais golos da história do FC Porto, com 27.

O FC Porto recebe agora o Famalicão na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, na próxima quinta-feira, dia 4 de Maio, no Estádio do Dragão, onde se decidirá quem jogará a final com o Sporting de Braga.

‘Podíamos ter feito mais golos’

No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “Foi um jogo dentro daquilo que esperávamos. Boa atitude competitiva das duas equipas. Em termos de intensidade e agressividade do jogo. Foi um jogo difícil. Saímos justos vencedores.”

“Podíamos ter feito mais golos. Procurámos, mas não conseguimos. Estamos a meio da eliminatória. Temos agora a segunda parte para dar continuidade a muitos momentos bons que tivemos neste jogo”, prosseguiu.

“A nossa entrada foi forte, tanto na primeira como na segunda parte. Estou contente com o desempenho dos jogadores”, disse ainda.

E concluiu: “É legítimo que o Famalicão tenha aspirações. Tem jogado muito bem. Tem feito excelentes jogos. Tal como eu tinha dito na antevisão, confirmou-se que foi um jogo difícil. Conhecendo o Famalicão, entende-se que temos que fazer o mesmo no Dragão. Temos que ser um bocado mais eficazes em termos ofensivos e corrigir algumas coisas em termos defensivos.”