Grandes Festas em louvor do Divino Espírito Santo movimentam a área de Port Richey, FL
As festas em louvor do Divino Espírito Santo continuam em força na Flórida. No primeiro fim-de-semana de Maio, foi a vez de Port Richey, estendendo a festa por três dias. Tiveram início na sexta-feira com o orar do terço, a bênção e distribuição de grande número de pensões, jantar de comes e bebes e a, claro, as malassadas.
As celebrações no sábado iniciaram com o alimento espiritual do terço em frente ao altar do Divino Espírito Santo seguido de um jantar delicioso de carne de porco à alentejana. A poeta popular da casa, Natércia Vieira, recitou o seu poema dedicado à mordoma, Nancy Raposo. O querido e familiar Arlindo Andrade animou o grande baile de casa esgotada com o seu talento e reportório diverso.
No domingo, e com auxílio do diácono Manny Carreiro, a missa solene foi celebrada pelo padre José Eduardo Marques, de Massachussetts, cativando os presentes com a sua forma simples e humorística de apresentar e educar temas dogmáticos e tradições sagradas da religião católica.
A coroação abrangeu os mordomos e família, bem como os elementos das domingas e os cozinheiros. Seguiu-se a procissão em redor da estrada e parque de estacionamento com elementos administrativos da PACA (Portuguese- American Cultural Association), os grupos de Domingas, irmandades visitantes e elementos do clero. No final, fez-se o ritual de soltarem pombas brancas representando o divino Espírito Santo.
As sopas tradicionais foram servidas seguidas de massa e arroz doce.
A animação esteve a cargo do grande animador local Steven Amaral. Divertimento incluiu rifas e leilão.
Por fim, a mordoma Nancy Raposo apresentou as Domingas cessantes e liderou o sorteio das Domingas para 2024. Em formato ligeiramente diferente dos anos anteriores, seguiu-se a emocionante selecção do mordomo, José Cabral. Para José, ser mordomo (ou imperador), é uma promessa feita há muitos anos com a esposa Zenália, em apelo para o nascimento de um filho.