Newark: “E-Scooters, Bikeshare estão aqui para ficar”, diz Ras Baraka
O programa de “e-scooter” e compartilhamento de bicicletas atingiu o pico máximo na maior cidade de New Jersey: Um milhão de viagens. Este é o número total de trajectos que as pessoas percorreram desde que o programa foi iniciado na Brick City em 2021. As autoridades detalharam que o programa, batizado de “NewarkGo”, já atraiu quase 75 mil passageiros.
As duas companhias operadoras: Bird Rides e Veo Ride disponibilizaram calcula-se 2 mil “scooter” e bicicletas como parte do programa.
Em celebração ao dado histórico, a Bird e Veo estão oferecendo 500 códigos de promoção: RideNWK” para que os residentes obtenham $5 de crédito em seus apps. A promoção valerá até segunda-feira (29) ou todos os códigos forem esgotados.
Conforme o “mayor” Ras Baraka, existem programas que visam manter espaços permanentes para o “e-scooters” e bicicletas compartilhadas na cidade. Ele elogiou as melhorias no tráfego e vagas de estacionamento, assim como a qualidade do ar, em consequência do uso dos veículos.
“Newark tem sido negligenciada há décadas, entretanto, arregaçamos as mangas na adopção de soluções inovadoras e defensoras do meio-ambiente”, disse Baraka.
No programa piloto, a Bird e Veo disponibilizaram cada uma 1 mil patinetes e bicicletas aos residentes em todas as áreas da cidade. Desenvolvido tendo como base os programas adotados em metrópoles de todo o país, o programa piloto disponibilizou 3.500 viagens por dia durante as estações de pico, as quais foram mais utilizadas no bairro do Ironbound, University Heights e Lincoln Park, algumas das áreas mais afluentes da cidade.
Newark ficou entre as 10 principais cidades per capita que adotaram o programa, segundo o RideReport, ficando a frente de Sacramento (TX), San Francisco (CA) e outras metrópoles nos EUA.