Newark: 170 filhotes de cães treinados para actuarem como guias visitam o Liberty International Airport
Um verdadeiro desfile de cães ocorreu no interior de vários aviões como parte do programa “Pawesome” em New Jersey, no início de Maio. O Aeroporto Internacional de Newark recebeu recentemente 170 filhotes e mais de 200 voluntários como parte do programa que visa treinar os animais para que actuem como futuros guias. Muitos deles, eventualmente, ajudarão seus novos donos a locomoverem-se em aeroportos, incluindo Newark.
Durante as sessões de treinamento, ocorridas em 6 e 13 de Maio, o Port Authority of New York & New Jersey, a Administração Federal de Segurança no Transporte e a United Airlines uniram-se aos voluntários da entidade “The Seeing Eye”, uma ONG sediada em New Jersey que ajuda pessoas cegas ou com deficiências visuais a conquistar independência e mobilidade.
Como parte do treinamento, dezenas de cães das raças Golden Retrievers, Pastores Alemãs, Labrador e mestiços foram levados à área de bagagens do Terminal C, área de revista, portões, estações do Air Train Newark e aeronaves da companhia United Airlines.
A polícia do Port Authority ajudou os animais a familiarizarem-se com os equipamentos e veículos de emergência e realizou uma demonstração com cães de sua própria unidade K-9 e sua habilidade em farejar explosivos.
O evento anual, uma tradição no Aeroporto Internacional, foi suspenso desde 2019 devido à pandemia retornou ao Aeroporto Internacional de Newark. Inicialmente, os filhotes ficaram com famílias voluntárias em New Jersey, Pensilvânia, Maryland, Delaware e Nova York, onde foram socializados e aprenderam regras básicas de obediência e convivência nos lares. Após um ano com tais famílias, os animais retornaram a ONG para o programa de treinamento formal de 4 meses com um instructor profissional, que os ensinou a guiar uma pessoa cega ou com deficiência visual.