LUSO-AMERICANA DINA GRILO RECANDIDATA-SE AO CARGO DE ‘MAYOR’ EM EAST NEWARK, NJ
Por HENRIQUE MANO | East Newark, NJ
A luso-americana Dina Grilo vai dia 6 de Junho (a uma terça-feira) a votos nas eleições primárias do partido democrata no estado de New Jersey. A Presidente da Câmara de East Newark, o município mais pequeno do condado de Hudson, com cerca de 3 mil habitantes, terá pela frente a vereadora Jessica Diaz na corrida a mais um mandato de 4 anos à frente dos destinos da localidade.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O edifício da Câmara Municipal de East Newark, NJ
Dina Grilo nasceu em Newark, filha de emigrantes de Alfeizerão, Alcobaca (o pai) e Pardelhas, Murtosa. Andava na escola primária quando a família se mudou para East Newark, do outro lado do Passaic, onde vive desde então. Grilo fez o liceu em Harrison e ainda frequentou a Connecticut School of Broadcasting a pensar numa carreira em jornalismo na TV, “mas depois a minha vida tomou outro rumo e acabei por seguir finanças”, conta a autarca, que ocupa um cargo de chefia na gigante JP Morgan no gabinete de inclusão.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A “mayor” Dina Grilo na sala do Conselho Municipal
A carreira política, nota, “aconteceu acidentalmente. Vários moradores abordavam-me com frequência sobre a hipótese de concorrer, porque havia muito a fazer para melhorar East Newark, até que, em 2019, resolvi aceitar o desafio e acabei eleita, pela primeira vez, para um, cargo político”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cartaz de campanha
Dina Grilo toma posse em Janeiro de 2020 e, em Março, o país encerra, por imposição da pandemia de COVID-19. “Durante dois anos e meio, o nosso foco foi o combate à COVID, tentando minimizar ao máximo os seus efeitos na nossa população. Várias foram, contudo, as iniciativas que ficaram de lado, à espera de poderem ser concretizadas. E é nisso que estamos agora cada vez mais empenhados”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A autarca luso-americana no seu gabinete de trabalho na câmara
Encravado entre Harrison e Kearny, o município de East Newark conta ainda com dois vereadores lusos, Rose Evaristo e Christopher Reis, sendo também luso-descendente o chefe da Polícia, Anthony Monteiro.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | East Newark, no condado de Hudson, tem cerca de três mil habitantes
Dina Grilo acredita ser a candidata maios capaz para o cargo, “dada a minha experiência ao longo destes 4 anos. Tenho feito um grande esforço para, junto de autoridades estaduais a todos os níveis, obter os fundos necessários para melhorar a nossa qualidade de vida sem afectar o bolso do contribuinte. Fizemos obras de melhoramento no nosso centro da 3.ª idade e centro comunitário, estamos a delinear uma zona ribeirinha com 6 acres e ainda a transformação de um antigo edifício em 616 apartamentos e lojas”.