FUTEBOL FEMININO: Conhecidas jogadoras que vão disputar Mundial

O seleccionador português feminino de futebol, Francisco Neto, divulgou esta semana a lista de 23 convocadas para a inédita participação de Portugal num Campeonato do Mundo, juntando ainda duas jogadoras ao lote oficial.

O seleccionador prometeu levar uma equipa ambiciosa e a pensar em surpreender no Grupo E, que, além de Portugal e os Estados Unidos, actuais campeões do mundo, os Países Baixos (23 de Julho), finalistas na última edição da competição, em 2019, e o Vietname (27).

Na convocatória, média Ana Rute, do Sporting de Braga, é a principal novidade nas 23 eleitas, entrando para o lugar da sua colega de equipa Vanessa Marques.

Ana Rute tinha sido uma das 25 eleitas para o ‘play-off’ Intercontinental, mas ficou fora das 23, tal como a avançada Kelsey Araújo (Le Havre).

Das convocadas para o Mundial2023, apenas Ana Seiça não jogou na qualificação, sendo que 19 das 23 chamadas por Neto estiveram no Euro-2022 – são novidades a central do Benfica, Ana Rute, Andreia Jacinto, então substituída por lesão, e Ana Capeta.

Neto realçou o apoio sentido pelo seu homólogo da selecção masculina, o espanhol Roberto Martínez.