NOVA IORQUE: PONTE GOVERNADOR MARIO M. CUOMO ILUMINADA COM AS CORES DA BANDEIRA DE PORTUGAL

Por HENRIQUE MANO | Tarrytown, NY

No dia 10 de Junho de 2023, a ponte Governador Mario M. Cuomo foi ‘nossa’. 

O embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Francisco Duarte Lopes, e a cônsul-geral em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, abrilhantaram a cerimónia de iluminação da ponte Governador Mario M. Cuomo com as cores da bandeira das quinas. O evento decorreu no município de Tarrytown, onde a ponte – a mais longa do ‘Estado Império’ – liga os condados de Westchester e Rockland, sob o rio Hudson.

A iniciativa da NYPALC, coordenada pelo seu Presidente emérito, Tony Castro, foi possível graças à colaboração do Portuguese-American Cultural Center de Tarrytown e toda a sua direcção, cuja sede serviu de anfitriã para as cerimónias.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Embaixador Francisco Duarte Lopes, cônsul-geral Luísa Pais Lowe e coordenador adjunto José Carlos Adão com a ponte ao fundo já iluminada

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A direcção da NYPALC

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A ponte Mario M. Cuomo iluminada com as cores de Portugal

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Tony Castro, Presidente emérito da NYPALC, com o filho Anthony e a esposa Rose Palermo

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A ‘mayor’ de Tarrytown, NY na entrega de Proclamação ao Presidente Alexandre Xisto e vice-presidente Bruno Serra

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O arraial no PACC, a anteceder a iluminação da ponte

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cerimónia de içar da bandeira no PACC

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O embaixador Francisco Duarte Lopes na sua intervenção no PACC

Aos já citados diplomatas, juntar-se-iam a ‘mayor’de Tarrytown, Karen Brown, o ‘mayor’ Alberto Santos, de Kearny, NY, o supervisor Tony Gonçalves, de Lewisboro, NY, e outras entidades do estado e do condado.

Após a abertura da sessão pela Presidente da NYPALC, Crystal Fernandes, seguiu-se a cerimónia do içar das bandeiras e as diversas intervenções das entidades presentes, tendo também Alexandre Xisto, Presidente do PACC, proferido algumas palavras.

As largas dezenas de pessoas seguiram depois para o parque em frente à sede do Centro Português onde iriam testemunhar a histórica  iluminação da ponte, que aconteceria por volta das 8:00 da noite.