EUROPEU 2024: Bruno Fernandes disfarçou exibição cinzenta de Portugal
Bruno Fernandes, com dois golos e uma assistência, foi sábado determinante no triunfo de Portugal sobre a Bósnia-Herzegovina (3-0), ‘disfarçando’ uma exibição cansada e ‘cinzenta’ da equipa de Roberto Martínez, a caminho do Euro-2024 de futebol.
No Estádio da Luz, em Lisboa, o médio do Manchester United, o jogador com mais minutos somados durante a última temporada das principais ligas europeias (mais de 5.000), assistiu Bernardo Silva, aos 44 minutos, e ‘bisou’ na segunda parte, aos 77 e 90+3, reforçando a liderança do Grupo J para a selecção nacional.
Após a terceira jornada, Portugal passou a somar nove pontos, mais dois que a Eslováquia, segunda classificada, que foi à Islândia vencer por 2-1, e tem agora uma ‘almofada’ de cinco dentro dos lugares de apuramento para o Europeu de 2024, que vai decorrer na Alemanha.
Na ‘era’ Roberto Martínez, a equipas das ‘quinas’ continua sem sofrer golos, com Diogo Costa a regressar à baliza nacional (fez duas excelentes defesas em toda a partida), mas o nível exibicional da equipa do técnico espanhol ficou bem longe de agradar.
A primeira parte foi mesmo um deserto de ideias (João Félix fez o primeiro remate de Por-tugal em todo o jogo apenas aos 37 minutos) e neste período as melhores oportunidades foram mesmo para a Bósnia, com Diogo Costa, primeiro, a impedir um centro remate ‘venenoso’ de Barisic e, depois, com Dzeko a falhar o alvo, quando estava completamente solto na área lusa.
Pepe ficou no banco e na frente Martinez voltou a juntar Cristiano Ronaldo (chegou ao 199 jogos pelos ‘AA’) e João Félix, dois jogadores que estiveram quase sempre ausentes das partida e sem ‘arte’ para ultrapassar os defesas rivais.