ELIZABETH | Rancho folclórico do PISC está com digressão marcada ao norte de Portugal
Por HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ
O Rancho Folclórico “Danças e Cantares de Portugal”, do Portuguese Instructive Social Club (PISC) de Elizabeth, no estado de New Jersey, vai deslocar-se este verão a Portugal, onde tem três actuações agendadas – tal como o jornal LUSO-AMERICANO já noticiou.
A comitiva do grupo folclórico, que este ano comemorou o seu 45.º aniversário de existência, levará a Portugal sobretudo elementos adultos, num total de 55 – pôde ainda apurar o LUSO-AMERICANO.
A primeira actuação do “Danças e Cantares de Portugal” será dia 6 de Agosto, no encerramento da EXPOFACIC 2023, pelas 8:00 da noite; do cartaz do evento, que terá lugar no Parque Expo-desportivo de S. Mateus, em Cantanhede, Portugal, constam ainda nomes de peso como Rui Veloso, Xutos e Pontapés, Calema, Bárbara Bandeira, Nininho Vaz Maia e Tony Carreira.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Rancho Folclórico ‘Danças e Cantares de Portugal’
Na apresentação do certame na Bolsa de Turismo de Lisboa, os seus organizadores descrevem a iniciativa como sendo 11 noites de verão “que prometem momentos bem passados, neste que já é um dos maiores eventos, na sua categoria, a nível nacional”.
A segunda actuação do rancho folclórico do PISC vai acontecer dia 7 de Agosto no âmbito das Festas Nossa Senhora da Lapa, na vila minhota de Arcos de Valdevez; a participação do “Danças e Cantares de Portugal” naquele evento popular surge na sequência de um convite feito pelo Presidente da comissão organizadora da festa, Armindo Rodrigues.
O evento na conhecida região norte do país terá lugar de 7 a 13 de Agosto, no parque de estacionamento Augusto Cristina, com dois dias dedicados ao folclore e um outro aos emigrantes.
O culto a N.ª Sr.ª da Lapa em Arcos de Valdevez recua ao longínquo ano de 1758, havendo mesmo uma igreja com aquele nome concluída em 1767.
Dia 10 de Agosto, o rancho do PISC uma terceira actuação nas Festas em honra de S. Lourenço, a realizarem-se em Lombadinha-Gondoriz (Arcos de Valdevez).
“É um orgulho poderemos ir a Portugal e, sobretudo, a uma região tão rica pelo seu folclore e dar voz não apenas ao PISC e ao nosso rancho, como às comunidades espalhadas pelos EUA”, diz, naturalmente feliz, o Presidente dos PISC, Fernando Albuquerque.
Lembrando que o repertório do “Danças e Cantares de Portugal” se concentra precisamente no Alto Minho, a directora Elizabeth Pereira reconhece que a oportunidade de mostrar o folclore que se faz em New Jersey naquele palco “é algo que nos deixa muito, muito orgulhosos.”
Lembre-se ainda que o grupo conta com cerca de 95 elementos infantis e adultos, sendo ensaiador um jovem luso-americano de 16 anos, Kyle Pereira.