PARTICULAR NO BESSA: Jéssica deu ‘festival’ e Portugal bateu Ucrânia
A selecção portuguesa feminina de futebol despediu-se sexta-feira dos adeptos lusos com uma vitória por 2-0 sobre a Ucrânia, rumo à Nova Zelândia, com ‘festival’ de Jéssica Silva e assistência recorde no Estádio do Bessa, no Porto.
A avançada do Benfica ‘deliciou’ os 20.123 espectadores presentes – contra os 11.055 de Guimarães, contra o País de Gales, em 11 de Abril – com uma série de jogadas com ‘nota artística’ e, mais importante, dois golos, aos 19 e 45+2 minutos, para o seu primeiro ‘bis’ por Portugal, ao 102.º jogo.
Num esquema táctico com três defesas, Portugal dominou o encontro por completo e poderia ter conseguido um resultado mais amplo – num jogo em que Patrícia Morais foi uma ‘espectadora’ -, dando mais uma vez, boas indicações para o Mundial2023.
A 16 dias da estreia, com os vice-campeões em título Países Baixos, e seis depois de ‘empatar’ as inglesas, Portugal chega à Oceânia com um ‘lastro’ de nove vitórias, dois empates e apenas um derrota após a fase final do Euro2022.
Em relação ao ‘nulo’ no reduto da campeã europeia Inglaterra, Fran-cisco Neto procedeu a cinco alterações, fazendo entrar Patrícia Morais, Lúcia Alves, Ana Seiça, Joana Marchão e Andreia Jacinto para os lugares de Inês Pereira, Catarina Amado, Diana Gomes, Tatiana Pinto e Kika Nazareth.
O sistema táctico também mudou, para ‘3-4-3’, com Ana Borges, Carole Costa e Ana Seiça como centrais, duas laterais subidas (Lúcia Alves e Joana Marchão), duas médias mais defensivas (Dolores Silva, em dia de 150.ª internacionalização ‘AA’) e Andreia Jacinto e, mais à frente, Andreia Norton nas costas das avançadas Jéssica Silva e Diana Silva.