Moçambique: África do Sul vai extraditar Manuel Chang para os EUA
O ex-ministro das Finanças de Moçambique Manuel Chang foi extraditado para os EUA no início desta semana, para responder pelo envolvimento no escândalo das dívidas ocultas, disse fonte oficial à Lusa.
“Sim, podemos confirmar que ele será extraditado para os EUA, esta semana”, afirmou a porta-voz do comando nacional da Polícia Sul-Africana (SAPS), Athlenda Mathe.
“Ele foi preso na África do Sul, vamos entregá-lo ao FBI esta semana agindo em conformidade com um pedido de extradição”, acrescentou.
De acordo com a mesma fonte, Chang, que ocupou o cargo entre 2005 e 2015, será transferido pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) e a Polícia do Departamento de Justiça dos EUA, num avião especial, depois de 4 anos e meio detido numa prisão na África do Sul pelo envolvimento no escândalo das dívidas ocultas do Estado moçambicano, calculadas entre $2.5 mil milhões e $2,7 mil milhões de dólares.
A extradição de Manuel Chang para os EUA foi comunicada às partes pelas autoridades sul-africanas em 30 de Junho, segundo um comunicado do Miistério Público de Joanesburgo a que a Lusa teve acesso.
“O Departamento de Justiça e Desenvolvimento Constitucional foi informado pela Interpol em Pretória, que contactaram o ‘US Marhall Service’ e que Chang seria entregue às autoridades dos EUA entre 8 e 10 de Julho. Isso também foi confirmado pelo Departamento de Justiça dos EUA”, lê-se na nota consultada pela Lusa.
Manuel Chang, de 63 anos, foi detido em 29 de Dezembro de 2018 no Aeroporto Internacional O. R. Tambo, em Joanesburgo, quando estava a caminho do Dubai, com base num mandado de captura internacional emitido pelos EUA em 27 de Dezembro, pelo seu presumível envolvimento no processo das chamadas dívidas ocultas.
Nos últimos quatro anos, o ex-governante moçambicano, que é tido como a “chave” no escândalo das dívidas ocultas, enfrentou na África do Sul, sem julgamento, dois pedidos concorrenciais dos EUA e Moçambique para a sua extradição do país.
Em 24 de Maio 2023, o Tribunal Constitucional da África do Sul indeferiu, pela segunda vez em 12 meses, um último recurso da Procuradoria- Geral de Moçambique (PGR) contra a extradição do ex-ministro Manuel Chang para os EUA.