Nomeação para cardeal é “homenagem à juventude portuguesa”
O bispo Américo Aguiar, que vai ser criado cardeal pelo Papa Francisco em 30 de Setembro, considerou que a sua nomeação “é uma homenagem à juventude portuguesa” e admitiu-se surpreendido pela notícia.
“Acho que é uma homenagem à juventude portuguesa”, afirmou o bispo auxiliar de Lisboa em declarações aos jornalistas no Entreposto Logístico de Setúbal, onde voluntários preparam a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai acontecer em Lisboa e em Loures, na primeira semana de agosto.
. Pontífice nomeará 21 novos cardeais:
O Papa Francisco anunciou, no Vaticano, que vai nomear 21 novos cardeais, no consistório de 30 de Setembro, entre os quais o bispo Américo Aguiar, o único português.
“Eu li (a decisão) como um gesto do Papa Francisco em relação aos jovens e ao que nos diz insistentemente, de os jovens se levantarem e assumirem o protagonismo nas suas vidas. Nós somos meros intermediários que vamos ajudar a que isso possa ser ainda mais incentivado junto dos jovens”, disse Américo Aguiar, que é também o responsável máximo da Igreja Portuguesa pela realização da JMJ.
O bispo auxiliar de Lisboa admitiu ter sido surpreendido com a notícia. O Papa nomeou também o bispo Stephen Chriw Sauyan, de Hong Kong, e o patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Pierbattista Pizzaballa.
Da lista de 21 nomes, três terão mais de 80 anos no momento da sua criação como cardeal.
“Rezemos pelos novos cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, misericordioso e fiel sumo-sacerdote”, disse o Papa.