CHEFE GEORGE MENDES VAI ABRIR RESTAURANTE PORTUGUÊS EM NOVO ESPAÇO DE HOTELARIA
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Adeus Nova Iorque, olá Boston!
O chefe de cozinha luso-americano George Mendes, que usou Manhattan para se tornar numa referência da moderna cozinha portuguesa nos Estados Unidos, fez as malas e mudou-se para a capital do estado de Massachusetts.
É em Boston que Mendes vai abrir, este verão, o seu mais novo restaurante “Amar”, no 17.º andar do hotel “Raffles” (com 33 no total), a primeira unidade do género nos Estados Unidos da cadeia de luxo Raffles Hotels & Resorts. Localizado no 40 do Trinity Place, o hotel está a passos de algumas das maiores atracções da cidade-capital do “Bay State” – da famosa Copley Square e Public Gradens à estação ferroviária de Back Bay.
Para trás, em Nova Iorque, ficam o “Aldea” (que encerrou em 2020 após uma década de portas abertas e onde conquistou uma estrela Michelin), e o “Veranda”, o seu mais recente espaço de restauração – agora encerrado, no hotel “ModernHaus”.
O chefe de cozinha luso-americano George Mendes
Filho de emigrantes de Ferreirós do Dão-Tondela, George Mendes nasceu em Danbury, estado de Connecticut, e formou-se em 1992 pelo Culinary Institute of America.
De acordo com a imprensa norte-americana, o menu do “Amar” ainda está em fase de finalização, muito embora se saiba que o chefe volta a apostar na interpretação dos grandes clássicos da gastronomia da terra das suas origens.
O ‘Amar’ vai ocupar o 17.º andar do hotel
Em entrevista ao diário “The Boston Globe”, George Mendes explicou que agora tem uma família – a mulher, um filho de 2 anos e outro a caminho. “Por muito que gostemos de Nova Iorque, já era altura de nos mudarmos para outro sítio qualquer”, diz. “E foi quando esta oportunidade surgiu…”.
De acordo com o jornal, o chefe procura agora casa na região de Boston.
Sobre o menu, levanta uma ponta do véu e diz que, a aproveitar as óptimas condições de Boston, vai investir “fortemente” em pratos à base de marisco e frutos do mar. E que o seu ex-libris arroz de pato deverá estar de volta… Tal como os pastéis de nata (esses garantidamente, nota).