Alunos da Universidade dos Açores fazem intercâmbio na Califórnia
Ao abrigo de um protocolo entre a Universidade dos Açores e a Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, quatro alunos do campus da ilha Terceira estão a fazer um estágio de um mês na faculdade das ciências agrárias desta universidade.
O protocolo, em vigor há 6 anos, mas suspenso durante a pandemia, recomeçou este ano, com a ida aos Açores de quatro alunos desta universidade californiana, também ligados às ciências agrárias, e continua com a estadia na Califórnia, até 8 de Agosto, de 4 alunos da Universidade dos Açores.
Mariana Aguiar, André Borba, Francisco Silva e Alexandra Silveira são os quatro alunos dos Açores que, para além do estágio na faculdade de ciências agrárias e tecnologia da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, terão ainda oportunidade de contactar com a comunidade açoriana no Vale de São Joaquim, a maior do estado da Califórnia, onde se estima que vivam mais de 315 mil açorianos e açor-descendentes.
Este projecto, que começou com o apoio financeiro da FLAD, neste momento é financiado por vários filantropos da comunidade de origem açoriana, a fundação das cidades irmãs Tulare- Angra do Heroísmo e a Câmara Municipal de Angra.
O projecto é coordenado pela faculdade de ciências agrárias com apoio da açoriana Alcídia Gomes, que há mais de 25 anos tem um cargo de liderança nesta faculdade.
Para Diniz Borges, director do Portuguese Beyond Borders Institue (PBBI) desta universidade, este é um projecto que “gostaríamos de ver expandido a outras áreas de estudos e investigação.” Acrescenta que o programa da faculdade das ciências agrárias é de suma importância, “considerando que é a indústria em que os açorianos e os seus descendentes se têm destacado em várias zonas da Califórnia.”
A faculdade de ciências agrárias (Jordan College of Agricultural Science and Technology) oferece programas de licenciatura, graduação e pós-graduação nas principais áreas das ciências e engenharias agrónomas.