É BRASILEIRO E NATURAL DA BAHIA O ‘MAYOR’ INTERINO DO MUNICÍPIO DE KEARNY, NJ
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Já assumiu funções como Presidente da Câmara interino do município de Kearny, no estado de New Jersey, o brasileiro Peter Santana, que substitui no cargo o luso-americano Alberto Santos (nomeado juiz do Tribunal Superior pelo Governador Phil Murphy).
Santana, natural de Salvador da Bahia, é possivelmente o primeiro ‘mayor’ nascido no Brasil a ocupar a posição no ‘Estado Jardim’.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’-interino Peter Santana em frente ao edifício da Câmara Municipal de Kearny, NJ
O autarca fez a universidade ainda no Brasil, na área da informática, e, em 2008, emigrou para New Jersey, onde já sua mãe residia. Nos EUA, prosseguiu a sua carreira na área em que se especializou, dando aulas de informática numa escola do ciclo preparatório em Harrison. “Resolvi depois voltar à universidade e, no St. Peter’s College, segui um curso de liderança na área da educação, o que me iria permitir obter certificações para subir a supervisor e director”, conta o ‘mayor’-interino Peter Santana, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO.
Hoje é responsável pela área técnica do distrito escolar de Harrison e ainda director das operações nocturnas da Washington Middle School, em Harrison (posição que ocupa em regime part-time).
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’-interino Peter Santana no seu gabinete de trabalho
A carreira política de Peter Santana no município com pouco mais de 40 mil habitantes do condado de Hudson acontece em 2017, quando é seleccionado pelo comité do partido democrata de Kearny para ocupar uma vaga no Conselho Municipal, a representar o B bairro 2, acabando escolhido pelo mesmo. No mesmo ano, concorre às primárias e às gerais para terminar esse mandato e tem, desde então, sido reeleito por mérito próprio.
O autarca brasileiro passou pela mesmo processo para chegar a ‘mayor’-interino, indo agora às eleições gerais de Novembro, onde terá a vereadora Carol Jean Doyle como oposição.
“Em Agosto, creio, já se saberá se terei o apoio do partido democrata”, diz.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O edifício da Câmara Municipal de Kearny, NJ
Peter Santana envolveu-se na vida pública “para poder dar a minha contribuição para o bem-estar dos moradores de Kearny, através da gestão municipal. Foi com a mesma motivação que avancei para o cargo de ‘mayor’. Espero poder continuar com o legado do ‘mayor’ Alberto Santos e acrescentar ainda mais à qualidade de vida de todos os nossos moradores, o que nos poderá levar a outros patamares”.
O ‘mayor’-interino defende a continuação da mesma política tributária desenvolvida até então, o que tem permitido equilibrar os impostos prediais municipais em Kearny – em contraste com a carga tributária imposta pelo condado e pelo sistema escolar. “Todo o trabalho que tem sido feito erm Kearny nesse sentido, nos últimos anos, tem contribuído de forma extraordinária para o nosso orçamento”, nota Santana. “A tendência é continuar com o que tem sido feito de bom até aqui. Eu próprio sou proprietário de uma casa em Kearny e não quero ver os meus impostos aumentarem”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Peter Santana diz ser o dever do serviço público a sua principal motivação para a carreira política
Entre os desafios que espera ter pela frente, estão melhoramentos em obras de infra-estruturas – tais como a substituição da rede de iluminação do município por linhas LED no prazo de 10 anos, tal como exigido por Trenton – “trabalho que já iniciámos e que irá continuar” – e a rede de esgotos. “Temos também de continuar a criar condições para a atracção de investimento a Kearny”.